CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADES GEO-BOTÂNICAS DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ (MG) ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE IMAGENS ÓPTICAS E MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Bruna Dias de Aguiar Peloso
Yosio Edemir Shimabukuro

Resumo

O presente trabalho mapeia a cobertura vegetal do Parque Nacional da Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil e relaciona a distribuição da vegetação à ocorrência das variáveis geomorfométricas locais: altitude, declividade, orientação de vertentes, curvatura vertical e curvatura horizontal, de forma a prover documentação de apoio à implementação de estratégias de manejo deste Parque. Dados e técnicas de sensoriamento remoto foram utilizados para obter informações sobre a área, como as imagens ópticas TM/Landsat; mapas digitais, modelo digital de elevação e variáveis geomorfométricas obtidos através do TOPODATA, e foram complementadas através de trabalho de campo. O mapeamento da cobertura vegetal gerado para a área obteve qualidade boa de acordo com os valores obtidos para o índice Kappa (0,4929) e para a Exatidão Global (0,6233). Através de estudo populacional das variáveis ambientais na região chegou-se à caracterização da influência de variáveis geomorfológicas na distribuição da vegetação (unidades geo-botânicas). A metodologia desenvolvida neste trabalho foi bastante promissora na elucidação dos padrões de distribuição de variáveis ambientais deste Parque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PELOSO, B. D. de A.; SHIMABUKURO, Y. E. CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADES GEO-BOTÂNICAS DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ (MG) ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE IMAGENS ÓPTICAS E MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n1-43671. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43671. Acesso em: 14 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruna Dias de Aguiar Peloso, INPE

Departamento de Sensoriamento Remoto.

Yosio Edemir Shimabukuro, INPE

Departamento de Sensoriamento Remoto.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>