Culturas, resistências e educação do campo
diálogos a partir da obra de Milton Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73745Palavras-chave:
Culturas, Resistências, Educação do campo, Música, Milton NascimentoResumo
Este artigo tem por objetivo discutir e tensionar as culturas, as resistências e a educação do campo estabelecendo diálogos a partir da obra de Milton Nascimento. Reconhecemos, neste contexto, a música como um instrumento facilitador, tensionador e negociador no processo educativo, pois permite o aprendizado a partir do ouvir de maneira ativa e reflexiva, desenvolvendo a sensibilidade para os sons, a melodia, a afetividade, além de estimular o desenvolvimento da capacidade de reconhecer movimentos de identidade cultural, ontológicas e sociais presentes nas letras das músicas. Assim, analisaremos algumas letras de músicas da obra de Milton Nascimento, buscando refletir acerca das características relacionadas às culturas, às resistências e a educação do campo, de modo a evidenciar o pulsar da vida e os ensinamentos dos sujeitos campesinos, das lutas deles em processos de resistências, bem como do contexto e dos direitos da Educação do Campo, que trazem a questão do viver a vida em toda a sua plenitude e boniteza.
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