Reflexões sobre culturas, línguas e educação

um debate urgente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-74019

Palavras-chave:

Interculturalidade, Direito linguístico, Educação, Dialogicidade

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que investiga como se constitui o projeto educativo num território campesino e plurilíngue. A partir do conceito de dialogicidade, fundamentado nos estudos de Bakhtin (2010) e Freire (2013), a pesquisa visa analisar se e como as culturas e línguas dos estudantes em contexto campesino se presentificam no tempo e espaço escolar. Cotejamos os conceitos de cultura e interculturalidade de Forquin (1993) e Candau (2002) aos estudos sobre direito linguístico, bilinguismo, plurilinguismo e contato linguístico de Altenhofen (2004) e Savedra (2021). Além disso, em Gramsci (2004) e Semeraro (2006), encontramos subsídios para compreensão do trabalho do professor como intelectual orgânico capaz de problematizar e estabelecer uma relação dialógica entre o contexto cultural da comunidade e os conhecimentos estabelecidos pela legislação educacional. Consideramos que as culturas e as línguas presentes nas comunidades   lançam desafios no processo de escolarização e têm o poder de impulsionar a construção de um projeto educacional que considere o território campesino e plurilíngue.

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Biografia do Autor

Roseli Gonoring Hehr, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; participante do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq).

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral pela Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen, Alemanha; professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; fundador e líder do Grupo de Pesquisa Culturas, Parcerias e Educação do Campo (UFES/CNPq); fundador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação do Campo, da Cidade e Educação Social (NEPECES/UFES); coordenador do Programa de Educação do Campo (UFES).

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Publicado

01-11-2024

Como Citar

HEHR, R. G.; FOERSTE, E. Reflexões sobre culturas, línguas e educação: um debate urgente. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 83–103, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-74019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74019. Acesso em: 8 nov. 2024.