Reflexões sobre culturas, línguas e educação
um debate urgente
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-74019Palavras-chave:
Interculturalidade, Direito linguístico, Educação, DialogicidadeResumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que investiga como se constitui o projeto educativo num território campesino e plurilíngue. A partir do conceito de dialogicidade, fundamentado nos estudos de Bakhtin (2010) e Freire (2013), a pesquisa visa analisar se e como as culturas e línguas dos estudantes em contexto campesino se presentificam no tempo e espaço escolar. Cotejamos os conceitos de cultura e interculturalidade de Forquin (1993) e Candau (2002) aos estudos sobre direito linguístico, bilinguismo, plurilinguismo e contato linguístico de Altenhofen (2004) e Savedra (2021). Além disso, em Gramsci (2004) e Semeraro (2006), encontramos subsídios para compreensão do trabalho do professor como intelectual orgânico capaz de problematizar e estabelecer uma relação dialógica entre o contexto cultural da comunidade e os conhecimentos estabelecidos pela legislação educacional. Consideramos que as culturas e as línguas presentes nas comunidades lançam desafios no processo de escolarização e têm o poder de impulsionar a construção de um projeto educacional que considere o território campesino e plurilíngue.
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