Comunidades quilombolas, práticas corporais e Educação Física Escolar

o estado da arte

Autores/as

  • Félix William Medeiros Campos Universidade Federal do Vale do São Francisco https://orcid.org/0000-0003-0076-4046
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-68905

Palabras clave:

Cultura Negra, Práticas Corporais Quilombolas, Educação Popular, Educação Física Escolar

Resumen

O objetivo deste estudo foi compreender a cultura das práticas corporais realizadas nas comunidades quilombolas, com a intencionalidade de analisar se essas manifestações culturais fazem parte das aulas de Educação Física Escolar em uma perspectiva da educação popular. A produção de conhecimento acerca da temática foi analisada no catálogo de dissertações e teses da CAPES com as palavras-chave “Práticas Corporais Quilombolas” e “Educação Física Escolar”. O levantamento de dados aconteceu entre os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e onze estudos foram separados para a leitura na íntegra. O material empírico foi submetido à análise de conteúdo e evidenciou-se que poucas pesquisas problematizam as práticas corporais quilombolas na Educação Física Escolar. A demanda maior de trabalhos ainda se dá no campo da educação e com objetos pautados no cotidiano vivido pelos povos quilombolas, como a formação da identidade negra e a sua cultura. As práticas corporais realizadas nessas comunidades demonstram a importância de jogos, brincadeiras, danças e expressões corporais, pois são passados de geração em geração e refletem as concepções culturais da formação dos quilombos em territórios brasileiros. Defendemos que é necessário descolonizar o currículo da Educação Física com projetos político-pedagógicos que tematizem as práticas corporais quilombolas.

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Biografía del autor/a

Félix William Medeiros Campos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Educação Física na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; com estágio pós-doutoral pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-09-04

Cómo citar

CAMPOS, F. W. M.; MALDONADO, D. T. Comunidades quilombolas, práticas corporais e Educação Física Escolar: o estado da arte. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 150–175, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-68905. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/68905. Acesso em: 21 nov. 2024.

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