Educação Intercultural e Pós-Colonial na Bolívia

contribuições (im) pertinentes da Educação Física Escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54479

Palabras clave:

Política educacional na Bolívia, Educação Intercultural, Educação Física Escolar

Resumen

O objetivo do estudo foi compreender a relação entre a organização curricular da área de Educação Física e a política de Educação Intercultural boliviana. Trata-se de pesquisa qualitativa de interpretação dos documentos curriculares disponíveis no endereço digital do Ministério da Educação da Bolívia. Foram encontrados, lidos e analisados o Currículo Base do Estado Plurinacional boliviano e os Currículos Regionalizados dos povos indígenas. Observou-se que os objetivos, conteúdos e metodologias propostos para as aulas de Educação Física no Currículo Base não dialogam com os princípios de educação intercultural e descolonizadora defendidos no documento, já que a psicomotricidade, a saúde e pedagogia do esporte predominam como fundamentos da organização curricular. Nos Currículos Regionalizados, elaborados pelas comunidades indígenas autônomas, as práticas corporais figuram como temas curriculares conectados com a tradição cultural e o significado dos exercícios físicos de cada etnia. Portanto, esses currículos rompem com o caráter padronizador da educação e inspiram a construção de práticas educativas que valorizam as diferenças e o multiculturalismo, o que não ocorre com no documento do currículo base. O trabalho evidencia no contexto boliviano incongruências entre o discurso da reforma educacional intercultural e pós-colonial e as propostas curriculares para as aulas de Educação Física.

 

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Biografía del autor/a

Isabel Porto Filgueiras, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa, Inovação e Formação Docente em Educação Física.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil;  professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

Citas

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Publicado

2021-05-30

Cómo citar

FILGUEIRAS, I. P.; MALDONADO, D. T. Educação Intercultural e Pós-Colonial na Bolívia: contribuições (im) pertinentes da Educação Física Escolar . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 121–139, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54479. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54479. Acesso em: 3 nov. 2024.

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