Educação Intercultural e Pós-Colonial na Bolívia

contribuições (im) pertinentes da Educação Física Escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54479

Palabras clave:

Política educacional na Bolívia, Educação Intercultural, Educação Física Escolar

Resumen

O objetivo do estudo foi compreender a relação entre a organização curricular da área de Educação Física e a política de Educação Intercultural boliviana. Trata-se de pesquisa qualitativa de interpretação dos documentos curriculares disponíveis no endereço digital do Ministério da Educação da Bolívia. Foram encontrados, lidos e analisados o Currículo Base do Estado Plurinacional boliviano e os Currículos Regionalizados dos povos indígenas. Observou-se que os objetivos, conteúdos e metodologias propostos para as aulas de Educação Física no Currículo Base não dialogam com os princípios de educação intercultural e descolonizadora defendidos no documento, já que a psicomotricidade, a saúde e pedagogia do esporte predominam como fundamentos da organização curricular. Nos Currículos Regionalizados, elaborados pelas comunidades indígenas autônomas, as práticas corporais figuram como temas curriculares conectados com a tradição cultural e o significado dos exercícios físicos de cada etnia. Portanto, esses currículos rompem com o caráter padronizador da educação e inspiram a construção de práticas educativas que valorizam as diferenças e o multiculturalismo, o que não ocorre com no documento do currículo base. O trabalho evidencia no contexto boliviano incongruências entre o discurso da reforma educacional intercultural e pós-colonial e as propostas curriculares para as aulas de Educação Física.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabel Porto Filgueiras, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa, Inovação e Formação Docente em Educação Física.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil;  professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil.

Citas

AGUIAR, C. A.; NEIRA, M. G. O ensino da edu¬cação física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural. In: NEIRA, M. G. Educação Física Cultural. São Paulo: Blucher, 2016. p. 69-86.

BITTENCOURT, J. M. V.; PÉREZ, M. L. M. A revolução cultural baseada na educação no Estado Plurinacional de Bolivia. Currículo sem fronteiras, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 71-102, jan./abr. 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/bittencourt-perez.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

BOLÍVIA. Instituto Nacional de Estadística. Disponível em: https://www.ine.gob.bo/. Acesso em: 10 abr. 2020.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado la Nácion Baure. La Paz, diciembre, 2017a.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado del Pueblo Afroboliviano. La Paz, diciembre, 2017b.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Chácobo. La Paz, diciembre, 2017c.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado del Pueblo Indigena Chiquitano. La Paz, diciembre, 2017d.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Esse Ejja. La Paz, diciembre, 2017e.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Guarani. La Paz, diciembre, 2017f.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado del Pueblo Indígena Guarayo. La Paz, diciembre, 2017g.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Kabineña. La Paz, diciembre, 2017h.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Indígena Leco. La Paz, diciembre, 2017i.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado Del Pueblo Maropa. La Paz, diciembre, 2017j.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Yurujare. La Paz, diciembre, 2017k.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado del Pueblo Yaminawa. La Paz, diciembre, 2017l.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nácion Uru. La Paz, diciembre, 2017m.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nácion Pacahuara. La Paz, diciembre, 2017n.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado del Pueblo Indígena Mojeño Ignaciano. La Paz, diciembre, 2017o.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Machineri. La Paz, diciembre, 2017p.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado del Pueblo Tacana. La Paz, diciembre, 2017q.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Quechua. La Paz, diciembre, 2017r.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado del Pueblo Baure. La Paz, diciembre, 2017s.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado del Pueblo Afroboliviano. La Paz, diciembre, 2017t.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Qullana Aymara. La Paz, diciembre, 2017u.

BOLÍVIA. Ministerio de Educácion. Currículo regionalizado de La Nación Ayoreode. La Paz, diciembre, 2017v.

BRACHT, V.; ALMEIDA, U. R.; WENETZ, I. (org.). A educação física escolar na América do Sul: entre a inovação e o abandono/desinvestimento pedagógico. Curitiba: CRV, 2018.

BRACHT, V.; CRISOR, E. R. A educação física no Brasil e na Argentina. Campinas-SP: Autores Associados, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 2 jun. 2020.

BURGOS, C. M. C. Transformaciones educativas en Ecuador y Bolivia (2005-2013): escenarios en disputa y nuevos sentidos para la educación (sumak kawsay/suma qamaña). 2017. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

CAMARGO, T. L. M. Sociogênese do Estado plurinacional na Bolívia contemporânea: etnografando o Viceministerio de Descolonización. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática educativa. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013. p. 13-27.

CASTLLANI FILHO, L. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GONÇALVES, H. J. L.; URQUIZA, A. H. A. Currículos intra/intercultural na Bolívia: a matemática e a perspectiva pós-colonial. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, p. 41-58, 2017. Doi: 10.18764/2178-2229.v24n3p41-58. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6924. Acesso em: 15 mar. 2020.

HODDER, I. The interpretation of documents and material culture. In: GOODWIN, J. (ed.). Handbook of qualitative research. New York: Sage Publications, 2012. p. 393-402.

KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014.

KUHN, D. D.; COSTA, A. M. Bien Vivir/Buen Viver/Bem Viver: uma proposta de pós-desenvolvimento nas Epistemologias do Sul. Revista IDeAS, Rio de Janeiro, v. 11, p. 34-66, 2017. Disponível em: https://revistaideas.ufrrj.br/ojs/index.php/ideas/article/view/196. Acesso em: 12 mar. 2020.

MARANI, V. H.; LIMA, R. C. de; LARA, L. M. O (re) conhecimento da cultura na Educação Física latino-americana: uma leitura a partir de documentos educacionais. Motrivivência, v. 31, n. 58, 2019. Doi: 10.5007/2175-8042.2019e55644. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55644. Acesso em: 12 abr. 2020.

NEIRA, M. G. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí, SP: Paco, 2018.

OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educ. rev. [online], Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010. Doi: 10.1590/S0102-46982010000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000100002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 abr. 2020.

PÉREZ, E. Warisata: la Escuela-Ayllu. La Paz: Ministerio de Educación de Bolívia, 2013. Disponível em: http://biblioteca.minedu.gob.bo/. Acesso em: 1º maio 2020.

PINHEIRO, E. G.; VIEIRA, S. Cultura e educação física escolar: olhares acerca da produção do conhecimento na bolívia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20., 2017. Anais [...]. Goiânia, 2017. Disponível em: http://cbce.org.br/upload/files/ANAIS_COMPLETO.pdf. Acesso em: 1º maio 2020.

SACRISTÁN, J. G. ¿Qué significa el currículum? (adelanto). Sinéctica, Jalisco, n. 34, 2010. Disponível em: https://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/144/137. Acesso em: 4 maio 2020.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, ano 1, n. 1, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 5 maio 2020.

SANTOS, B. S. Construindo as Epistemologias do Sul: antologia essencial. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.

SILVA JÚNIOR, G. L. A constituição do estado plurinacional da Bolívia como um instrumento de hegemonia de um projeto popular na América Latina. 2014. 345 f. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SILVA, A. M. Formação profissional em educação física na América Latina: encontros, diversidades e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte. Autêntica, 2016.

Publicado

2021-05-30

Cómo citar

FILGUEIRAS, I. P.; MALDONADO, D. T. Educação Intercultural e Pós-Colonial na Bolívia: contribuições (im) pertinentes da Educação Física Escolar . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 121–139, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54479. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54479. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a