O uso da literatura para aumentar a proficiência oral em português

Desafios e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-30

Palavras-chave:

Literatura, Línguas estrangeiras, Português, Parâmetros ACTFL

Resumo

No campo do ensino de línguas estrangeiras, há um ressurgimento significativo no que tange à incorporação da literatura nas aulas de língua. Estudos têm demonstrado a potência da literatura ao abordar diversas dimensões linguísticas (Bobkina; Dominguez, 2014; Santos, 2015; Savvidou, 2004), e que os textos literários podem ser utilizados nos diversos níveis de proficiência (Lazar, 2009). Este artigo centra-se na integração de textos literários como ferramentas didáticas no ensino de português como língua estrangeira no contexto de ensino superior nos Estados Unidos. Seguindo o modelo de design retroativo e alinhado às diretrizes de proficiência oral da ACTFL, o presente estudo explora os desafios e benefícios da utilização da literatura na aquisição de línguas. Ao abordar as dimensões práticas, o artigo oferece exemplos ilustrativos da incorporação de recursos literários visando o aumento de proficiência oral em português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Guida, Spelman College

PhD in Romance Languages from The University of Georgia. Assistant Professor in the World Languages and Cultures Department at Spelman College, United States

Referências

ACTFL. Performance descriptors for language learners, 2012. Disponível em: https://www.actfl.org/uploads/files/general/Documents/AppendixN-ACTFLPerformanceDescriptorsLanguageLearners.pdf. Acesso em: 22 de fev. de 2024.

ACTFL, Oral Proficiency Interview – Familiarization Guide, 2020. Disponível em:

https://www.actfl.org/uploads/files/general/OPI_Familiarization_Guide_2020_updatedMar23.pdf. Acesso em: 22 de fev. de 2024.

ACTFL. About ACTFL, 2023. Disponível em: https://www.actfl.org/about-actfl. Acesso em: 22 de fev. de 2024.

ACTFL. Oral Proficiency Interview (OPI), 2023. Disponível em: https://www.actfl.org/assessments/postsecondary-assessments/opi. Acesso em: 22 de fev. de 2024.

BOBKINA, J.; DOMINGUEZ, E. The use of Literature and Literary Texts in the EFL Classroom; Between Consensus and Controversy. International Journal of Applied Linguistics & English Literature, v. 3, n. 2, p. 248-260, mar. 2014. https://doi.org/10.7575/aiac.ijalel.v.3n.2p.248

BUARQUE, C. Ópera do malandro. São Paulo: Círculo do Livro. 1978.

DAMATTA, R. O que faz o brasil Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

LACORTE, M. Spanish and Portuguese Programs in Higher Education Institutions in the United States: Perspectives and Possibilities. Hispania, v. 100, n. 5, p. 185-191, 2017. https://doi.org/10.1353/hpn.2018.0046

LAZAR, G. Literature and Language Teaching: A Guide for Teachers and Trainers. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

MASSEI, A. ACTFL. Oral Proficiency Interview (ACTFL Language Connect), 2020. Disponível em: https://www.actfl.org/uploads/files/general/Documents/assessments/acereports/AAR-OPI-ACE-I-2020-001.pdf. Acesso em: 22 de fev. de 2024.

SANTOS, A. C. A literatura no ensino de línguas estrangeiras. Revista Língua & Ensino, v. 1, p. 40-58, 2015.

SAVVIDOU, C. An Integrated Approach to Teaching Literature in the EFL Classroom. The Internet TESL Journal, v. 10, n. 12, dez. 2004. Disponível em: http://iteslj.org/Techniques/Savvidou-Literature.html. Acesso em: 22 de fev. de 2024.

SILVA, S. D. J. Atividades de literatura brasileira para o ensino de português língua adicional/ português para estrangeiros. Rio de Janeiro: Telha, 2023.

SOBRAL, P. I.; JOUET-PASTRÉ, C. Mapeando a língua portuguesa através das artes. Newburyport: Focus, 2014.

TERANISHI, M.; YOSHIFUMI, S.; WALES, K. (ed.) Literature and Language Learning in the EFL Classroom. Londres: Palgrave Macmillan, 2015.

WIGGINS, G.; MCTIGHE, J. Understanding by Design. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development ASCD, 2005.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

GUIDA, F. O uso da literatura para aumentar a proficiência oral em português: Desafios e oportunidades . Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4030 | p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-30. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/72543. Acesso em: 4 dez. 2024.