O uso da literatura para aumentar a proficiência oral em português
Desafios e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-30Palavras-chave:
Literatura, Línguas estrangeiras, Português, Parâmetros ACTFLResumo
No campo do ensino de línguas estrangeiras, há um ressurgimento significativo no que tange à incorporação da literatura nas aulas de língua. Estudos têm demonstrado a potência da literatura ao abordar diversas dimensões linguísticas (Bobkina; Dominguez, 2014; Santos, 2015; Savvidou, 2004), e que os textos literários podem ser utilizados nos diversos níveis de proficiência (Lazar, 2009). Este artigo centra-se na integração de textos literários como ferramentas didáticas no ensino de português como língua estrangeira no contexto de ensino superior nos Estados Unidos. Seguindo o modelo de design retroativo e alinhado às diretrizes de proficiência oral da ACTFL, o presente estudo explora os desafios e benefícios da utilização da literatura na aquisição de línguas. Ao abordar as dimensões práticas, o artigo oferece exemplos ilustrativos da incorporação de recursos literários visando o aumento de proficiência oral em português.
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