Da Ilha de Circe ao submundo de Hades
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-30Palavras-chave:
Circe, Feiticeira, Odisseia, Jornada do herói, Submundo de HadesResumo
O presente ensaio aborda a feiticeira Circe, a partir da representação de seu mito na Odisseia de Homero e no romance contemporâneo Circe, de Madeline Miller (2019). Nas vozes do eu lírico masculino dos cantos homéricos e na da própria protagonista no romance, observamos Circe na jornada do herói em seu retorno à Ítaca, após a longa e penosa guerra entre aqueus e troianos. Sob a perspectiva da tradução da epopeia do grego clássico para o inglês, apresentada pelo Professor Gregory Nagy em seu curso “Antigos Heróis Gregos” (2023) na Universidade de Harvard, discorremos sobre o simbolismo do nome Circe. Nosso recorte evidencia esse simbolismo na descida de Ulisses ao submundo de Hades, pela ilha de Circe, como um despertar da escuridão e morte para a luz e a vida. Essa jornada da alma do herói, simbolicamente da ilha de Circe ao submundo de Hades, ensina algo sobre a feiticeira exilada do Olimpo.
Downloads
Referências
CAMPBELL, Joseph. As transformações do mito através do tempo. Trad. Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 2015.
HOMERO. Odisseia. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 2013.
KAVAFIS, K. Ítaca. Trad. Haroldo de Campos In: KAVÁFIS, Konstantinos. Cadernos Ítacas. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2009. Disponível em: https://labed-letras-ufmg.com.br/wp-content/uploads/2020/12/itacas-site.pdf. Acesso em: 18. jan. 2024.
MILLER Madeline. Circe: feiticeira, bruxa, entre o castigo dos deuses e o amor dos homens. São Paulo: Planeta Minotauro, 2019.
NAGY, Gregory. The ancient Greek hero in 24 hours. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvjghtrn
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Roseli Hirasike, Vera Bastazin (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.


