A incerteza como método

“Negative capability” e a construção de ambiguidades imagéticas em “La Belle Dame sans Merci”, de John Keats

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-09

Palavras-chave:

Poesia Inglesa, Romantismo, John Keats, Capacidade negativa, Literatura e Artes

Resumo

Nas páginas a seguir, exploraremos o “rico conjunto de ambiguidades” do poema “La Belle Dame sans Merci”, de John Keats, começando pela apresentação da ideia de “negative capability”, apenas esboçada pelo poeta, mas com ecos em sua poesia e reverberações em outros tempos e lugares; passando pela figura da Belle Dame sans Merci, seus sentidos mais aceitos, sua ambiguidade essencial e algumas de suas representações pictóricas; terminando em uma conclusão exploratória, em que a noção esboçada por Keats e praticada em sua poesia poderá versar sua atualidade. Pode-se perceber que John Keats trabalha com acuidade a écfrase em seu poema, destacando sua visualidade, suscitando releituras diversas em formas visuais, de modo que temos, assim, uma dialética entre a imagem poética, repleta de incertezas constitutivas e prenhe de significados, e os exercícios ecfrásticos derivados do poema ao longo dos tempos. Dessa maneira, o exercício da “capacidade negativa” na construção do poema garante às figuras da dama e do cavaleiro uma abertura simbólica que vem aguçando a imaginação pictórica desde o século XIX – como veremos nas imagens lidas no artigo.

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Biografia do Autor

Ivan Marcos Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Estudos Literários e Literatura Comparada (Unesp/SJRP). Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Marcelo Cizaurre Guirau, Instituto Federal de São Paulo

Possui graduação em Letras (Português / Inglês) pela Universidade de São Paulo -USP (2004); especialização em Estudos de museus de arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo-MAC-USP (2006); mestrado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo-USP (2007); especialização em Linguagens da arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (2008); doutorado em letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo-USP.

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Publicado

2024-07-31

Como Citar

RIBEIRO, I. M.; GUIRAU, M. C. A incerteza como método: “Negative capability” e a construção de ambiguidades imagéticas em “La Belle Dame sans Merci”, de John Keats. Letras & Letras, Uberlândia, v. 40, n. único, p. e4009 | p. 1–22, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v40-2024-09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/71346. Acesso em: 8 nov. 2024.