A incerteza como método
“Negative capability” e a construção de ambiguidades imagéticas em “La Belle Dame sans Merci”, de John Keats
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v40-2024-09Palavras-chave:
Poesia Inglesa, Romantismo, John Keats, Capacidade negativa, Literatura e ArtesResumo
Nas páginas a seguir, exploraremos o “rico conjunto de ambiguidades” do poema “La Belle Dame sans Merci”, de John Keats, começando pela apresentação da ideia de “negative capability”, apenas esboçada pelo poeta, mas com ecos em sua poesia e reverberações em outros tempos e lugares; passando pela figura da Belle Dame sans Merci, seus sentidos mais aceitos, sua ambiguidade essencial e algumas de suas representações pictóricas; terminando em uma conclusão exploratória, em que a noção esboçada por Keats e praticada em sua poesia poderá versar sua atualidade. Pode-se perceber que John Keats trabalha com acuidade a écfrase em seu poema, destacando sua visualidade, suscitando releituras diversas em formas visuais, de modo que temos, assim, uma dialética entre a imagem poética, repleta de incertezas constitutivas e prenhe de significados, e os exercícios ecfrásticos derivados do poema ao longo dos tempos. Dessa maneira, o exercício da “capacidade negativa” na construção do poema garante às figuras da dama e do cavaleiro uma abertura simbólica que vem aguçando a imaginação pictórica desde o século XIX – como veremos nas imagens lidas no artigo.
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