A declamação no lied alemão do século XIX
Considerações a partir de "Gretchen am Spinnrade" de Goethe/Schubert
DOI:
https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-28Palavras-chave:
lied, Declamação, Música e Poesia, Goethe, SchubertResumo
A canção Gretchen am Spinnrade de Schubert e Goethe é conhecida como um marco na história do lied, um gênero da canção alemã que se desenvolve no século XIX, conquistando sua autonomia. O que distingue o lied das demais formas é a peculiar relação entre a música e a poesia, e neste contexto, a declamação dos versos se torna objeto de discussão entre os compositores. Coincidindo com o florescimento do teatro alemão, a arte da declamação se torna uma discussão estética. Aqui nos propomos a iluminar aspectos da declamação relacionados à métrica, ao andamento e ao ritmo da fala, assim como à própria performance, que de certa forma antecipa procedimentos criativos musicais. As teorias e análises aqui apresentadas refletem parcialmente as pesquisas realizadas durante o projeto de doutorado, no qual se buscou, em perspectiva comparada, integrar os campos da língua e literatura alemã e da musicologia.
Downloads
Referências
BARRENTO, João. Introdução. In: GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto. Tradução, Introdução, Glossário de João Barrento. Lisboa: Relógio D’Água, 2003. p. 5-23.
BURDORF, Dieter. Einführung in die Gedichtanalyse. 3., aktualisierte und erweiterte Auflage. Stuttgart: J.B. Metzler, 2015a. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-476-05422-7
BURDORF, Dieter. Geschichte der deutschen Lyrik. Einführung und Interpretationen. Stuttgart: J.B. METZLER, 2015b. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-476-05444-9
FISCHER-DIESKAU, Dietrich. Schubert und seine Lieder. Stuttgart: Deutsche Verlags-Anstalt, 1996.
GEORGIADES, Thrasybulos. Schubert: Musik und Lyrik. Göttingen: Vandenhoeck & Rupprecht, 1992 (3a. ed. revisada do original de 1967).
GOETHE, Johann Wolfgang von. Faust: der Tragödie erster und zweiter Teil. Urfaust. Hrsg. U. kommentiert von Erich Trunz. München: C.H. Beck, 1999.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Gretchens Stube. In: GOETHE, Johann Wolfgang von. Goethes Werke. Hamburger Ausgabe in 14 Bänden. Band 3, Hamburg 1948 ff, S. 107-109. Disponível em: http://www.zeno.org/nid/20004852907. Acesso em: 02 out. 2023.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto. Tradução, Introdução, Glossário de João Barrento. Lisboa: Relógio D’Água, 2003.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto: uma tragédia – Primeira parte. Edição bilíngue. Trad. Jenny Klabin Segall; apresentação, comentários e notas de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Ed. 34, 2004.
GOETHE, Johann Wolfgang von. Regeln für Schauspieler (1803). In: GOETHE, Johann Wolfgang von. Goethe. Berliner Ausgabe. Kunsttheoretische Schriften und Übersetzungen. (Bd. 17-22) Band17. Berlin: Aufbau, 1960. Disponível em: http://www.zeno.org/nid/20004855973. Acesso em: 14 jun. 2023.
HINRICHSEN, Hans-Joachim. Kunstlied als musikalische Lyrik. In: GESS, Nicola; HONOLD, Alexander. Handbuch Literatur & Musik. Berlin/Boston: De Gruyter, 2017. p. 386-401. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110301427-023
HOFFMANN, E.T.A. Zwölf Lieder alter und neuerer Dichter, mit Begleitung des Pianoforte in Musik gesetzt von W.F. Riem. 27stes Werk. Leipzig, bey Breitkopf und Härtel. (Pr. 1 Thlr. 8 Gr.). Allgemeine Musikalische Zeitung, Leipzig, n. 41, v, p. 680-692, 12. Oktober 1814. Disponível em: https://digipress.digitale-sammlungen.de/calendar/1814/10/12/newspaper/ bsbmult00000037. Acesso em: 29 set. 2023.
KOCH, Heinrich Christoph. Musikalisches Lexikon. (Frankfurt/Main, 1802). Org. Wolfgang lempfrid. Koelnklavier, 2000-2019. Disponível em: http://www.koelnklavier.de/quellen/koch/_register.html. Acesso em: 21 set. 2023.
LUBKOLL, Christine. Musik. In: STOCKINGER, Claudia; SCHERER, Stefan (Hrsg.). Ludwig Tieck: Leben – Werk – Wirkung. Berlin/Boston: De Gruyter, 2011. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110217476.272
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4. ed. rev. e ampl. Brasília: Musimed, 1996.
MEYER-KALKUS, Geschichte der literarischen Vortragskunst. Berlin: J.B. Metzler, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-476-04802-8
PLATT, Heather. Jenner Versus Wolf: The Critical Reception of Brahms’s Songs. Journal of Musicology, v. 13, n. 3, p. 377-403, 1995.
REICHARDT, Johann Friedrich. Oden und Lieder von Göthe, Bürger, Sprickmann, Voß und Thomsen mit Melodien beym Klavier zu singen. Zweiter Theil. Vorwort [Prefácio]. Berlin: 1780. p. 1. apud SCHMIERER, Elisabeth. Geschichte des Liedes. Laaber: Laaber Verlag, 2007. p. 346-347.
SCHMIERER, Elisabeth. Geschichte des Liedes. Laaber: Laaber Verlag, 2007.
SCHÖNBERG, Arnold. Brahms the Progressive. In: SCHÖNBERG, Arnold. Style and Idea. New York: Philosophical Lybrary, 1950. p. 52-101.
SCHÖNBERG, Arnold. Harmonia. Prefácio, tradução e notas de Marden Maluf. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2011.
SCHUBERT, Franz. Gretchen am Spinnrade. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1894-95. Partitura (6p.). Piano e Voz. Disponível em: https://imslp.org/wiki/Gretchen_am_Spinnrade%2C_D.118_(Schubert%2C_Franz). Acesso em: 28 set. 2023.
TIECK, Ludwig. Jahrbücher der Literatur. Vier und dreyßigster Band. 1826. April. May. Juny. Wien: Carl Gerold, 1826. p. 183-233.
UNGER, Hans-Heinrich. Die Beziehungen zwischen Musik und Rhetorik im 16.-18. Jahrhundert. Würzburg, 1941. 8. reprint. Hildesheim: Georg Olms, 2009. p. 1.
WALLÉN, Herman. ‘Wie einer singt, so ist er’: der Einfluss Richard Wagners auf die Gesangspädagogik Karl Scheidemantels (1859–1923). Helsinki: EST 41, Sibelius Academy, University of Arts Helsinki, 2018.
WEITHASE, Irmgard. Goethe als Sprecher und Sprecherzieher. Weimar: Hermann Böhlaus Nachfolger, 1949.
WEITHASE, Irmgard. Zur Geschichte der gesprochenen deutschen Sprache. Tübingen: Max Niemeyer, 1961.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Simone Ruthner (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.