A declamação no lied alemão do século XIX

Considerações a partir de "Gretchen am Spinnrade" de Goethe/Schubert

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v39-2023-28

Palavras-chave:

lied, Declamação, Música e Poesia, Goethe, Schubert

Resumo

A canção Gretchen am Spinnrade de Schubert e Goethe é conhecida como um marco na história do lied, um gênero da canção alemã que se desenvolve no século XIX, conquistando sua autonomia. O que distingue o lied das demais formas é a peculiar relação entre a música e a poesia, e neste contexto, a declamação dos versos se torna objeto de discussão entre os compositores. Coincidindo com o florescimento do teatro alemão, a arte da declamação se torna uma discussão estética. Aqui nos propomos a iluminar aspectos da declamação relacionados à métrica, ao andamento e ao ritmo da fala, assim como à própria performance, que de certa forma antecipa procedimentos criativos musicais. As teorias e análises aqui apresentadas refletem parcialmente as pesquisas realizadas durante o projeto de doutorado, no qual se buscou, em perspectiva comparada, integrar os campos da língua e literatura alemã e da musicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Ruthner, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Letras (Língua e Literatura Alemã). Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BARRENTO, João. Introdução. In: GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto. Tradução, Introdução, Glossário de João Barrento. Lisboa: Relógio D’Água, 2003. p. 5-23.

BURDORF, Dieter. Einführung in die Gedichtanalyse. 3., aktualisierte und erweiterte Auflage. Stuttgart: J.B. Metzler, 2015a. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-476-05422-7

BURDORF, Dieter. Geschichte der deutschen Lyrik. Einführung und Interpretationen. Stuttgart: J.B. METZLER, 2015b. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-476-05444-9

FISCHER-DIESKAU, Dietrich. Schubert und seine Lieder. Stuttgart: Deutsche Verlags-Anstalt, 1996.

GEORGIADES, Thrasybulos. Schubert: Musik und Lyrik. Göttingen: Vandenhoeck & Rupprecht, 1992 (3a. ed. revisada do original de 1967).

GOETHE, Johann Wolfgang von. Faust: der Tragödie erster und zweiter Teil. Urfaust. Hrsg. U. kommentiert von Erich Trunz. München: C.H. Beck, 1999.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Gretchens Stube. In: GOETHE, Johann Wolfgang von. Goethes Werke. Hamburger Ausgabe in 14 Bänden. Band 3, Hamburg 1948 ff, S. 107-109. Disponível em: http://www.zeno.org/nid/20004852907. Acesso em: 02 out. 2023.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto. Tradução, Introdução, Glossário de João Barrento. Lisboa: Relógio D’Água, 2003.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto: uma tragédia – Primeira parte. Edição bilíngue. Trad. Jenny Klabin Segall; apresentação, comentários e notas de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Ed. 34, 2004.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Regeln für Schauspieler (1803). In: GOETHE, Johann Wolfgang von. Goethe. Berliner Ausgabe. Kunsttheoretische Schriften und Übersetzungen. (Bd. 17-22) Band17. Berlin: Aufbau, 1960. Disponível em: http://www.zeno.org/nid/20004855973. Acesso em: 14 jun. 2023.

HINRICHSEN, Hans-Joachim. Kunstlied als musikalische Lyrik. In: GESS, Nicola; HONOLD, Alexander. Handbuch Literatur & Musik. Berlin/Boston: De Gruyter, 2017. p. 386-401. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110301427-023

HOFFMANN, E.T.A. Zwölf Lieder alter und neuerer Dichter, mit Begleitung des Pianoforte in Musik gesetzt von W.F. Riem. 27stes Werk. Leipzig, bey Breitkopf und Härtel. (Pr. 1 Thlr. 8 Gr.). Allgemeine Musikalische Zeitung, Leipzig, n. 41, v, p. 680-692, 12. Oktober 1814. Disponível em: https://digipress.digitale-sammlungen.de/calendar/1814/10/12/newspaper/ bsbmult00000037. Acesso em: 29 set. 2023.

KOCH, Heinrich Christoph. Musikalisches Lexikon. (Frankfurt/Main, 1802). Org. Wolfgang lempfrid. Koelnklavier, 2000-2019. Disponível em: http://www.koelnklavier.de/quellen/koch/_register.html. Acesso em: 21 set. 2023.

LUBKOLL, Christine. Musik. In: STOCKINGER, Claudia; SCHERER, Stefan (Hrsg.). Ludwig Tieck: Leben – Werk – Wirkung. Berlin/Boston: De Gruyter, 2011. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110217476.272

MED, Bohumil. Teoria da Música. 4. ed. rev. e ampl. Brasília: Musimed, 1996.

MEYER-KALKUS, Geschichte der literarischen Vortragskunst. Berlin: J.B. Metzler, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-476-04802-8

PLATT, Heather. Jenner Versus Wolf: The Critical Reception of Brahms’s Songs. Journal of Musicology, v. 13, n. 3, p. 377-403, 1995.

REICHARDT, Johann Friedrich. Oden und Lieder von Göthe, Bürger, Sprickmann, Voß und Thomsen mit Melodien beym Klavier zu singen. Zweiter Theil. Vorwort [Prefácio]. Berlin: 1780. p. 1. apud SCHMIERER, Elisabeth. Geschichte des Liedes. Laaber: Laaber Verlag, 2007. p. 346-347.

SCHMIERER, Elisabeth. Geschichte des Liedes. Laaber: Laaber Verlag, 2007.

SCHÖNBERG, Arnold. Brahms the Progressive. In: SCHÖNBERG, Arnold. Style and Idea. New York: Philosophical Lybrary, 1950. p. 52-101.

SCHÖNBERG, Arnold. Harmonia. Prefácio, tradução e notas de Marden Maluf. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2011.

SCHUBERT, Franz. Gretchen am Spinnrade. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1894-95. Partitura (6p.). Piano e Voz. Disponível em: https://imslp.org/wiki/Gretchen_am_Spinnrade%2C_D.118_(Schubert%2C_Franz). Acesso em: 28 set. 2023.

TIECK, Ludwig. Jahrbücher der Literatur. Vier und dreyßigster Band. 1826. April. May. Juny. Wien: Carl Gerold, 1826. p. 183-233.

UNGER, Hans-Heinrich. Die Beziehungen zwischen Musik und Rhetorik im 16.-18. Jahrhundert. Würzburg, 1941. 8. reprint. Hildesheim: Georg Olms, 2009. p. 1.

WALLÉN, Herman. ‘Wie einer singt, so ist er’: der Einfluss Richard Wagners auf die Gesangspädagogik Karl Scheidemantels (1859–1923). Helsinki: EST 41, Sibelius Academy, University of Arts Helsinki, 2018.

WEITHASE, Irmgard. Goethe als Sprecher und Sprecherzieher. Weimar: Hermann Böhlaus Nachfolger, 1949.

WEITHASE, Irmgard. Zur Geschichte der gesprochenen deutschen Sprache. Tübingen: Max Niemeyer, 1961.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

RUTHNER, S. A declamação no lied alemão do século XIX: Considerações a partir de "Gretchen am Spinnrade" de Goethe/Schubert. Letras & Letras, Uberlândia, v. 39, n. único, p. e3928 | p. 1–23, 2024. DOI: 10.14393/LL63-v39-2023-28. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/70991. Acesso em: 21 nov. 2024.