O ensino de teorias da tradução no curso de Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v32n1a2016-6

Palavras-chave:

Ensino de tradução, Teorias da tradução, Formação de tradutores., Ensino de língua e literatura.

Resumo

Neste artigo, abordo o ensino de teorias da tradução a partir do percurso histórico brasileiro que privilegia uma abordagem sobre a tradução que não desvencilha a reflexão teórica da prática e da crítica de traduções, com destaque para as obras de Paulo Rónai (1976/2012), José Paulo Paes (1990) e Paulo Henriques Britto (2012). Esta contextualização histórica serve como ponto de apoio para o meu próprio relato como professora de teorias da tradução para turmas multilíngues do curso de Letras da Universidade[1], no qual procuro refletir sobre o papel do ensino de teorias da tradução na formação tanto de tradutores como dos estudantes de Letras em geral.

[1] Caso o artigo seja aceito, em todas as instâncias onde há esse termo, haverá identificação da instituição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Paganine, Universidade Federal Fluminense
    Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com pesquisa na área de tradução comentada de textos literários. Bacharel em Letras - Tradução Inglês pela Universidade de Brasília (2004). Professora Adjunto II do Departamento de Ciências da Linguagem, setor de Teorias da Tradução, na Universidade Federal Fluminense. Áreas de interesse e atuação: Estudos da Linguagem; Literaturas Estrangeiras Modernas, em especial a literatura inglesa do século XIX e a obra ficcional de Thomas Hardy; Estudos da Tradução: tradução comentada, literatura traduzida, crítica de tradução e variação linguística. Desde 12/2014, atuo como vice-coordenadora de Bacharelado em Letras da UFF, coordenando o Programa de Tutoria da Letras e o Estágio da Letras. 

Downloads

Publicado

21-08-2016

Como Citar

O ensino de teorias da tradução no curso de Letras. Letras & Letras, Uberlândia, v. 32, n. 1, p. 109–123, 2016. DOI: 10.14393/LL63-v32n1a2016-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/33017. Acesso em: 19 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 779

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)