Gênero vídeo de viagem (video tour) em contexto digital

análise sociodiscursiva

Autores

  • Terezinha Marcondes Diniz Biazi UNICENTRO
  • Pricila Castelini UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-18

Palavras-chave:

Gênero vídeo de viagem, Funcionamento sociodiscursivo, Contexto digital, Aulas de Inglês

Resumo

A pesquisa examinou seis vídeos de viagem (video tours) sobre a cidade de Nova Yorque, produzidos e divulgados pela homepage da agência imobiliária New York Habitat, para compreender seu funcionamento sociodiscursivo. Partimos do pressuposto de que nossa análise sobre o funcionamento dos video tours pode proporcionar ao professor de inglês uma transposição didática informada e sistematizada do gênero. Nosso referencial teórico apoiou-se no modelo de análise de texto (MACHADO; BRONCKART, 2009) e no modelo de enquadramento de imagens (AUMONT, 1995; VERGUEIRO, 2007). Os resultados apontaram que: 1) o contexto de produção dos video tours indica que a abordagem da empresa é inovadora e única, com interesses comerciais focados no turismo internacional; 2) a arquitetura interna dos textos é composta pelos discursos interativo e teórico, sequências descritiva e argumentativa; 3) os mecanismos de textualização empregados são organizadores temporais e espaciais, anáforas e catáforas; 4) os mecanismos enunciativos utilizados são: voz do personagem-narrador que assume a voz da empresa; voz do personagem-narrador dirigida ao internauta-turista; vozes sociais; 5) os planos e ângulos de visão empregados nos vídeos constituem-se de planos de visão americano e geral; ângulos de visão superior e médio.

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Biografia do Autor

Terezinha Marcondes Diniz Biazi, UNICENTRO

Possui graduação em Letras Português-Inglês e suas respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava e mestrado em Letras-Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do curso Letras-Inglês e suas Literaturas da Universidade Estadual do Centro-Oeste de Guarapuava (UNICENTRO). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com estudos voltados para a área de formação de professores de Língua Inglesa, Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, Novos Letramentos e Gêneros Textuais.

Pricila Castelini, UTFPR

Estuda Mestrado em Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Estudos Literários e Linguísticos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014). Graduada em Letras - Inglês pela mesma instituição (2012). Estudou Tecnologia em Sistemas para Internet (TSI) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Guarapuava. Tem experiência na área de Letras, aspectos linguísticos e literários, tradução (Inglês, Espanhol e Italiano), teoria literária, análise de discurso de linha francesa com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

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Publicado

03.08.2017

Como Citar

BIAZI, T. M. D.; CASTELINI, P. Gênero vídeo de viagem (video tour) em contexto digital: análise sociodiscursiva. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 851–877, 2017. DOI: 10.14393/DL30-v11n3a2017-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37196. Acesso em: 22 jul. 2024.