Designing English Teaching Activities Based On Popular Music Lyrics From A Corpus Perspective
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL18-v9n2a2015-6Palavras-chave:
Linguística de Corpus, Atividades Didaticas, Itens Lexicais, Musica.Resumo
O trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem baseada em Linguística de Corpus na produção de atividades didáticas baseadas em letras de música, a fim de estimular a construção do conhecimento do aprendiz de inglês como língua estrangeira. Para tanto utilizamos na análise dois corpora, sendo um denominado corpus de estudo, composto por aproximadamente 150.000 palavras provenientes de 585 letras de música em inglês de artistas britânicos e norte-americanos, e outro, de referência (COCA), que foi comparado ao corpus de estudo a fim de que as características léxico gramaticais mais salientes das letras de música fossem levantadas. A partir dos Itens Lexicais (ILs) encontrados, montou-se um banco de dados com vários tipos de exercícios, para que o professor possua uma variedade de exercícios a serem aplicados em sala de aula. Os referidos exercícios seguiram os seguintes critérios de elaboração: (1) os exercícios devem ser replicáveis, (2) de fácil adaptação e (3) pouco tempo de preparação para o professor, (4) com conteúdo fixo e variável, (5) além de serem divertidos, ou seja, que levem os alunos a se sentirem motivados a realizá-los e aumentassem seu interesse pelo aprendizado da língua com música.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.