Estudo dos nomes predicativos sufixados em "-ice" na língua portuguesa contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL7-v4n1a2010-5Palavras-chave:
Morfologia derivacional, modelo associativo e estratificado, palavra construída, base, sufixo.Resumo
O objectivo deste trabalho é descrever e analisar os nomes predicativos sufixados em -ice na língua portuguesa. Para o efeito utiliza-se o Modelo de morfologia construcional associativo e estratificado de D. Corbin (1987, 1991). De acordo com este modelo, as palavras construídas apresentam um significado previsível, que lhes é conferido pela sua estrutura morfológica. Na primeira parte do artigo discute-se o conceito de nome predicativo, a sua essência e tipologia. Na segunda parte descrevem-se os nomes predicativos em -ice e os seus valores semânticos. Trabalha-se com um vasto Corpus de aproximadamente 400 unidades lexicais que terminam em -ice, extraídas do Dicionário da Língua Portuguesa (DLP) (1998) da Porto Editora (Porto, 8ª edição).Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Iovka Bojílova Tchobánova
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.