Funcionalismo Linguístico
um breve percurso histórico da Europa aos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL6-v3n2a2009-3Palavras-chave:
FuncionalismoResumo
Este trabalho tem como objetivo central traçar um breve panorama histórico acerca dos principais postulados teóricos da abordagem funcionalista ou escola linguística chamada funcionalismo, bem como de seus principais representantes desde a sua vertente europeia até a americana. O funcionalismo linguístico difere das abordagens formalistas - estruturalismo e gerativismo - por conceber a linguagem como um instrumento de interação social, tendo um interesse de investigação linguística que vai além da estrutura gramatical, pois busca no contexto discursivo a motivação para os fatos da língua. Assim, a abordagem funcionalista procura explicar as regularidades observadas no uso interativo da língua.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Ana Paula Pereira Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.