Gramática, língua e norma

três conceitos para pensar criticamente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL50-v16n2a2022-13

Palabras clave:

Pensamento crítico, Crenças linguísticas, Normatização linguística

Resumen

A partir de uma entrevista semidirigida com estudantes do curso de Licenciatura em Letras, este artigo discute a importância da compreensão dos conceitos de gramática, língua e norma, desde uma perspectiva científica, para a consolidação do pensamento crítico dos estudantes. A hipótese que motiva esta pesquisa é a de que a crença nas concepções de certo e errado — evidenciadas em estudos sobre atitudes de professores da educação básica — advém de uma compreensão dos referidos conceitos amparada em parâmetros prescritivos.

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Biografía del autor/a

Tais Bopp da Silva, UFPel

Doutora em Estudos da Linguagem (UFRGS), professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2022-01-10

Cómo citar

BOPP DA SILVA, T. Gramática, língua e norma: três conceitos para pensar criticamente. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 747–765, 2022. DOI: 10.14393/DL50-v16n2a2022-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/62091. Acesso em: 24 nov. 2024.