Aula de português

uma proposta enunciativa para um ensino reflexivo de gramática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL51-v16n3a2022-5

Palabras clave:

Língua, Gramática, Ensino reflexivo, Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas

Resumen

Este trabalho busca apresentar algumas discussões acerca da relação entre língua e gramática e seu ensino nas aulas de língua materna. Tem-se como objetivo apresentar formas de trabalhar conteúdos gramaticais, abordando um ensino reflexivo. Considera-se a capacidade dos estudantes de refletir sobre o funcionamento da língua, buscando apresentar alternativas para explorar a atividade de linguagem em sala de aula. Autores como Antunes (2003), Bagno (2002) e Travaglia (2006), Franchi (1991) nos auxiliam na discussão sobre o ensino de língua materna. Na perspectiva enunciativa, o estudo da atividade de linguagem é um conceito básico da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) e será embasado por Culioli (1990), Romero (2019), Rezende (2011). Estes autores veem a linguagem como uma atividade criativa de construção de experiências e que se deve, portanto, buscar desenvolver, em sala de aula, métodos eficientes de exploração da língua sem se deter em elementos classificatórios e regras normativas. Parte-se de uma atividade tradicional realizada em sala de aula e, em seguida, propõe-se formas de trabalhar o mesmo conteúdo proposto na atividade, porém tendo como suporte os autores supracitados. Esse tipo de atividade resulta em um aluno muito mais independente que manipula a língua sem se preocupar em aprender classificações e, em resposta, há um nível de compreensão muito maior bem como um rendimento interessante em termos de participação, aprendizagem e produção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Andreana Carvalho de Barros Araújo, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Citas

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, M. A inevitável travessia: da prescrição gramatical à educação linguística. In. BAGNO, M. GAGNÉ, G. STUBBS, M. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. p. 13-82

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation. Tome 1. Paris: Ophrys, 1990.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. São Paulo: Secretaria da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, 1991.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

REZENDE, L. M. A indeterminação da linguagem e o conceito de atividade no ensino de língua materna. Estudos Linguísticos, São Paulo, 40 (2): p. 707-714, mai-ago. 2011.

Publicado

2022-06-17

Cómo citar

ARAÚJO, A. C. de B. Aula de português: uma proposta enunciativa para um ensino reflexivo de gramática. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 1026–1046, 2022. DOI: 10.14393/DL51-v16n3a2022-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/62038. Acesso em: 18 dic. 2024.