Uma abordagem de análise de livros didáticos de língua estrangeira

estabelecendo relações entre leitura e léxico

Autores

  • Bruno de Azevedo Universidade Federal da Santa Catarina
  • Lêda Maria Braga Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL38-v13n2a2019-2

Palavras-chave:

Leitura, Léxico, Livros-didáticos.

Resumo

Em aquisição de língua estrangeira, a relação entre o conhecimento lexical e a compreensão leitora está consolidada. O conhecimento lexical prediz a compreensão leitora, assim como a leitura tem a capacidade de ampliar o repertório vocabular dos aprendizes de uma língua estrangeira (LE) (LAUFER 1992; 2017; DROOP; VERHOEVEN, 2003; FINGER-KRATOCHVIL; 2014;). Sob esta perspectiva, o presente artigo apresenta uma abordagem de análise de livros didáticos que propõe a investigação de seguintes aspectos: 1) como o vocabulário é apresentado nas unidades dos livros didáticos em relação à unidade de leitura; 2) quais tipos de palavras estão sendo abordadas – palavras frequentes e falsos cognatos (SÖKMEN, 1997), palavras que auxiliam na compreensão de ideias principais e secundárias do texto (GAGNÉ et al., 1993); 3) se há várias oportunidades de reencontro com as palavras ensinadas para memorização (SÖKMEN, 1997); e 4) qual nível de processamento as palavras promovem (CRAIK; LOCKHART, 1972; LAUFER; HULSTIJN, 2001). Esta abordagem foi utilizada por De Azevedo (2018), e se constitui uma ferramenta de pesquisa a ser utilizada por professores pesquisadores para análise de atividades de vocabulário em livros didáticos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Bruno de Azevedo, Universidade Federal da Santa Catarina
    Doutorando em Estudos da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Estudos em Leitura (NEL) da UFSC.
  • Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Leitura (NEL) da UFSC.

Downloads

Publicado

08.07.2019

Como Citar

DE AZEVEDO, Bruno; BRAGA TOMITCH, Lêda Maria. Uma abordagem de análise de livros didáticos de língua estrangeira: estabelecendo relações entre leitura e léxico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 462–484, 2019. DOI: 10.14393/DL38-v13n2a2019-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/45110. Acesso em: 7 abr. 2025.