Livro didático de português: encadeamentos dialógicos para uma política linguística implícita
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL20-v9n4a2015-10Palabras clave:
Livro didático. Política linguística implícita. Responsividade.Resumen
Esse estudo aborda como objeto de investigação científica o livro didático de português explorando-o como um gênero discursivo, a partir do enfoque da teoria dialógica da linguagem. Processa-se a análise desse objeto por meio das noções de dialogismo e réplica dos estudos bakhtinianos em uma obra selecionada para compor o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2012 e 2015, a fim de identificar os encadeamentos discursivos de constituição de sentidos na avaliação dessa obra. Situa-se o PNLD, como uma política linguística implícita e o livro didático de português como um elo de expressão dessa política, visto que o PNLD convoca sujeitos sociais para o processo de avaliação do projeto editorial e discursivo da obra. Nesse artigo, de modo singular, verificamos que o PNLD, como uma política linguística implícita, cumpre um papel basilar no que se refere ao ensino de língua portuguesa, visto que é um objeto de ensino que impacta o processo de interação verbal e as atividades da aula de português.Descargas
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