Culto televisivo Show da fé: tensionamento de vozes sociais

Autores/as

  • Kelli Ribeiro PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL19-v9n3a2015-12

Palabras clave:

Discurso religioso, discurso propagandista, vozes sociais, Consumo.

Resumen

Neste artigo, analisamos os sentidos e os valores sociais que emergem no discurso do culto televisivo Show da fé, veiculado na TV Bandeirantes. Pretendemos analisar: i) quais as visadas discursivas são mobilizadas no trecho inicial da pregação da palavra bíblica no programa Show da fé e de que forma constroem sentidos no discurso do culto; ii) de que forma o discurso em foco interpela seus destinatários como um discurso propagandista que incita a crer e a fazer; iii) de que forma a diversidade de vozes sociais aparecem no discurso propagandista da pregação da palavra bíblica e os sentidos engendrados no discurso. Como embasamento teórico, recorremos às concepções de M. Bakhtin e seu Círculo e às ideias do semiolinguista francês P. Charaudeau. As discussões nos revelam que o discurso propagandista analisado mostra uma tensão entre vozes concorrentes, complexificando as relações entre fé e consumo nas esferas discursivas em jogo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Kelli Ribeiro, PUCRS

Mestre e doutoranda em Letras, na área de concentração em linguística pela PUCRS. Especialista em Linguística e ensino de Português pela FURG e graduada em Letras pela FURG.

Publicado

2015-07-31

Cómo citar

RIBEIRO, K. Culto televisivo Show da fé: tensionamento de vozes sociais. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 3, p. 222–244, 2015. DOI: 10.14393/DL19-v9n3a2015-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28979. Acesso em: 22 jul. 2024.