Recursos Interpessoais em Artigos Audiovisuais de Pesquisa

Autores/as

  • Thales Cardoso da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-8

Palabras clave:

gramática sistêmico-funcional, metafunção interpessoal, artigos audiovisuais de pesquisa.

Resumen

Conforme apontado por Fairclough (2003, p. 77), "o desenvolvimento de tecnologias de comunicação acompanha o desenvolvimento de novos gêneros." Um periódico fundado em 2006, JoVE (Journal of Visualized Experiments) trouxe novas possibilidades à publicação científica: o áudio e o vídeo. Dado o caráter recente de artigos em tal formato de publicação, ainda são inexistentes pesquisas que explorem características deste tipo de publicação. O objetivo do presente artigo é analisar artigos audiovisuais de pesquisa, publicados no periódico JoVE, com foco na metafunção interpessoal, de forma a investigar se este gênero emergente compartilha recursos interpessoais com artigos tradicionalmente escritos (SALAGER-MEYER, 1994; HYLAND, 1996; VARTALLA, 1998). Como procedimento metodológico, 12 artigos foram transcritos e analisados em termos de Modo Oracional, função de fala, e grau e função de Modalidade. Foi possível perceber que artigos audiovisuais de pesquisa possuem uma natureza predominantemente instrucional, o que os diferencia dos artigos tradicionalmente escritos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Thales Cardoso da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Inglês e Licenciaturas da Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é mestrando em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2015-07-15

Cómo citar

DA SILVA, T. C. Recursos Interpessoais em Artigos Audiovisuais de Pesquisa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 1, p. 150–161, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28236. Acesso em: 2 ene. 2025.