A nova teoria da antropologia da civilização: tradução para a língua inglesa de neologismos terminológicos criados por Darcy Ribeiro nas obras O processo civilizatório e O povo brasileiro

Autores/as

  • Talita Serpa UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
  • Diva Cardoso De Camargo UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-5

Palabras clave:

Estudos da Tradução Baseados em Corpus, Linguística de Corpus, Neologismos Terminológicos

Resumen

Este artigo tem por objetivo investigar o processo tradutório para o inglês de termos e expressões neológicos em duas obras do antropólogo Darcy Ribeiro e nas traduções, realizadas, respectivamente, por Betty J. Meggers e Gregory Rabassa. Para tanto, fundamentamo-nos nos Estudos da Tradução Baseados em Corpus (Baker, 1995, 1996, 2000; Camargo, 2007), na Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004) e, em parte, na Terminologia (alves, 1999; Barros, 2004; BOULANGER, 1989; CABRÉ, 1993, 1999). Notamos que os termos empregados não apresentam univocidade dentro da linguagem da Antropologia Brasileira, tendo sido necessário, ao autor, buscar alternativas terminológicas, criando conceitos novos, que passaram a ser utilizados por outros antropólogos. Ao serem traduzidos, os termos e expressões desenvolvidos nos textos originais refletiram uma elaboração neológica e uma variação lexical, adotadas pelos tradutores, para as possibilidades presentes na Língua Meta. Notamos que essa tendência pode ser encontrada na tradução dos textos de Ribeiro, evidenciando as dificuldades de conceituar o universo brasileiro em língua inglesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Talita Serpa, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista- UNESP

Diva Cardoso De Camargo, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Doutorado em Tradução pela Universidade de São Paulo (1993), Pós-doutorado em Estudos da Tradução por The University of Manchester (2003), Livre-Docência em Estudos da Tradução pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é Professor Adjunto-MS5, Aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de São José do Rio Preto, onde atua como Professor Voluntário e faz parte do corpo de Docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Estudos Linguísticos.

Publicado

2014-06-29

Cómo citar

SERPA, T.; DE CAMARGO, D. C. A nova teoria da antropologia da civilização: tradução para a língua inglesa de neologismos terminológicos criados por Darcy Ribeiro nas obras O processo civilizatório e O povo brasileiro. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 50–74, 2014. DOI: 10.14393/DL15-v8n1a2014-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24227. Acesso em: 6 oct. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a