Aforizações e títulos: construção de cenografias em notícias de jornais impressos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-10Palabras clave:
Linguística, Análise do discurso francesa, estudos de Dominique MaingueneauResumen
Ao estudarmos as relações de sentido na circulação dos acontecimentos político-midiáticos entre diferentes veículos comunicativos, partimos dos debates políticos televisivos do segundo turno das eleições presidenciais 2010, e fomos para as noticias veiculadas sobre eles nos jornais impressos Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, buscando observar como os títulos das notícias e as aforizações contribuem para a construção de cenografias, fundamentais na acirrada disputa por votos do eleitorado brasileiro entre Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) Para tanto, embasamo-nos, principalmente, nos estudos de Dominique Maingueneau sobre cena enunciativa e sobre enunciados destacáveis e destacados. Consideramos os aspectos técnicos como parte do funcionamento discursivo dos títulos e verificamos que eles tendem a antecipar a cenografia a ser construída pelo conjunto de elementos que compõem a página do jornal, e as aforizações, principalmente as que estão em posição de destaque, podem legitimar/confirmar ou não a cenografia apresentada pelos títulos. Em nosso corpus, os títulos anteciparam uma cenografia pretendida, mas esta nem sempre foi legitimada pelas aforizações em posição de destaque.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.