O turno conversacional em interações de sujeitos afásicos

Autores/as

  • Caio Mira Centro Universitário Padre Anchieta

Palabras clave:

Afasia, Conversação, Turnos, Interação

Resumen

Este trabalho objetiva analisar e descrever alguns aspectos interativos e cognitivos dos fenômenos conversacionais envolvidos nas práticas dos sujeitos afásicos de interagir e operar com as estruturas linguístico-comunicativas, como o turno conversacional. Analisaremos um fragmento de um episódio conversacional de grupo de sujeitos afásicos e não afásicos. gravado em meio áudio-visual, a fim de evidenciar as estratégias linguístico-cognitivas de sujeitos afásicos e não afásicos integrantes de um grupo de convivência que promove atividades cotidianas de práticas de linguagem. A partir do arcabouço teórico-metodológico da Análise da Conversação (Sacks, Schegloff & Jefferson, 1974) e dos estudos lingüísticos de base sócio-cognitiva (Tomasello, 2003; Ford, Fox &Thompson, 1996), procuraremos demonstrar que a configuração do sistema de troca de turnos é complexa por abarcar aspectos prosódicos, sintáticos e pragmáticos na manipulação de estratégias lingüístico-cognitivas envolvidas na organização da conversação.). As análises demonstram que os sujeitos afásicos, apesar dos déficits de ordem linguístico-cognitiva, conseguem manipular os turnos para assegurar o desenvolvimento conversação.

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Biografía del autor/a

Caio Mira, Centro Universitário Padre Anchieta

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Franca (2002).

Publicado

2013-12-20

Cómo citar

MIRA, C. O turno conversacional em interações de sujeitos afásicos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 7, n. 2, p. 90–108, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/23123. Acesso em: 21 nov. 2024.