Inovações na Morfologia do Português Brasileiro
tendências para a ampliação do léxico por gramaticalização, lexicalização analogia
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL10-v5n2a2011-2Palabras clave:
Palavras-chave, morfologia, gramaticalização, lexicalização, analogia, reanálise sintática, práticas sociais, RFPResumen
O presente artigo apresenta proposta de explicação analógica para o surgimento de algumas novas formas lexicais do vernáculo brasileiro. A partir de ocorrências selecionadas on line, constatou-se que há novos modelos de substantivos em uso. Serão analisados especificamente (i) os nomes populares dados aos estádios de futebol terminados em –ão; (ii) os nomes de algumas bebidas alcóolicas derivadas da expressão caipirinha; (iii) os nomes de uma tipo de sanduíches nomeados com a forma inicial X- e (iv) as designações dadas a espaços sociais terminados em –dromo (v) ou com partícula ‘s. Ao final, alguns comentários conclusivos serão apresentados em tópicos, apontando para a importância dos estudos diacrônicos como mecanismo de explicação das formações lexicais, contestando-se, com, isso o valor explicativo das Regras de Formação de Palavras.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Pedro Perini-Santos, Heliana Mello
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.