A Linguagem Visual na Web
o uso de signos não verbais nos websites
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-12Palabras clave:
Linguagem visual, Web, Websites, Signos não verbais.Resumen
O presente artigo tem o objetivo de discutir o uso da linguagem visual na Web e de identificar os signos não verbais que aparecem nos websites. Foram capturadas imagens das páginas de dois sites disponíveis na Internet, o da Google e o da Folha.com. Com isto, foi feita uma análise dos casos de ocorrência da linguagem visual, utilizando a metodologia baseada em Joly (2003) e alguns preceitos de Dondis (2003), Aumont (1993) e Filho (2009). Os resultados do estudo mostraram que quanto mais informação o site disponibiliza, mais signos não verbais ele usa Percebeu-se que todos os signos visuais comunicam uma mensagem, que pode ser uma referência a uma ação, um complemento ou reforço a um signo verbal ou uma manifestação do estilo do site. O tipo de conteúdo que se deseja expressar, a forma como ele deve ser expresso e o público a quem se destina são fatores determinantes no uso da linguagem visual. Os resultados também mostraram que os signos não verbais são significantes e que eles contêm um sentido implícita ou explicitamente expresso, o qual deve ser interpretado pelo seu receptor.Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Glayse Ferreira Perroni da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.