A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-8Palabras clave:
enunciado, gênero tirinhas, responsividadeResumen
Há alguns anos iniciou-se uma cobrança sobre os professores de línguas para um ensino que privilegie as contribuições teóricas advindas de Bakhtin, porém percebemos que alguns preceitos postulados por esse autor ainda não são bem apreendidos nas escolas de Ensino Básico. Assim, o objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de responsividade, tentando aproximar a teoria bakhtiniana ao contexto pedagógico dos professores de Educação Básica. Para tanto, como referencial teórico-metodológico, analisamos três tiras de humor à luz da Análise Dialógica do Discurso. À guisa de conclusão, ao se falar em responsividade, precisamos considerar a relação entre os diversos elementos dos enunciados que interferem na constituição de sentidos.Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Anderson Cristiano Da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.