A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor

Autores/as

  • Anderson Cristiano Da Silva SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCA

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL9-v5n1a2011-8

Palabras clave:

enunciado, gênero tirinhas, responsividade

Resumen

Há alguns anos iniciou-se uma cobrança sobre os professores de línguas para um ensino que privilegie as contribuições teóricas advindas de Bakhtin, porém percebemos que alguns preceitos postulados por esse autor ainda não são bem apreendidos nas escolas de Ensino Básico. Assim, o objetivo deste trabalho é problematizar o conceito de responsividade, tentando aproximar a teoria bakhtiniana ao contexto pedagógico dos professores de Educação Básica. Para tanto, como referencial teórico-metodológico, analisamos três tiras de humor à luz da Análise Dialógica do Discurso. À guisa de conclusão, ao se falar em responsividade, precisamos considerar a relação entre os diversos elementos dos enunciados que interferem na constituição de sentidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Anderson Cristiano Da Silva, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCA

Publicado

2011-07-05

Cómo citar

DA SILVA, A. C. A Percepção da responsividade a partir da Análise Verbo-Visual em tirinhas de humor. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 110–124, 2011. DOI: 10.14393/DL9-v5n1a2011-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/12188. Acesso em: 25 nov. 2024.