Análise da estrutura argumental do verbo "chegar" em construções com verbo-suporte

Autores/as

  • Isabella Venceslau Fortunato Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL5-v3n1a2009-2

Palabras clave:

Verbos-suporte, Gramaticalização, Idiomaticidade, Fraseologia

Resumen

O presente trabalho trata das diferenças na estrutura argumental do verbo "chegar" como verbo-suporte em comparação com o verbo pleno e as fraseologias verbais, no que diz respeito à sua fixação sintática e semântica. A hipótese inicial é a de que as expressões recobrem um continuum de abstração desde o movimento espacial concreto até o conceito mais abstrato, num movimento unidirecional, segundo a teoria da gramaticalização. Mas, os dados mostram que esse movimento não é unidirecional: a partir do movimento espacial são "irradiados" diferentes domínios abstratos e, dentro destes domínios, são encontradas construções com diferentes graus de fixação. O trabalho utiliza-se, nos seus pressupostos teóricos, dos estudos da Fraseologia e da Linguística Cognitiva, buscando as ocorrências de análise nos corpora já digitalizados da Linguateca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Isabella Venceslau Fortunato, Universidade de Coimbra

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2008) e é doutoranda na Universidade de Coimbra, Portugal.

Publicado

2011-02-02

Cómo citar

FORTUNATO, I. V. Análise da estrutura argumental do verbo "chegar" em construções com verbo-suporte. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 3, n. 1, p. 30–60, 2011. DOI: 10.14393/DL5-v3n1a2009-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/11496. Acesso em: 22 jul. 2024.