Ritmo da escrita e ritmo da fala: congruências e não congruências
DOI:
https://doi.org/10.14393/vol%25viss%25ipp%25pPalabras clave:
ritmo da fala, ritmo da escrita, ritmização, audição, visãoResumen
Este trabalho explora para os ritmos da fala e da escrita uma proposta apresentada por Pierre Sauvanet para caracterizar a experiência rítmica a partir de três balizas: periodicidade, estruturação e movimento. A periodicidade refere-se à ocorrência regular de uma unidade mínima, a estruturação refere-se à constituição in actu de agrupamentos bem como ao destaque de uma unidade em relação a outros, enquanto o movimento refere-se à quebra de expectativa dessas duas últimas balizas. As três balizas são examinadas considerando fala e escrita como sistemas autônomos submetidos às operações perceptivas respectivamente da audição e da visão. As congruências entre os dois ritmos se concentram na equivalência de operação das três balizas enquanto a não congruência se limita à escolha da unidade mínima para a baliza da periodicidade, para além das diferenças de meio de manifestação da fala e da escrita.Descargas
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