Poder e persuasão no discurso religioso medieval
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL1-v1n1a2007-2Palabras clave:
Análise do Discurso, Persuasão, Poder, Interação, HagiografiaResumen
Partindo da hagiografia de São Frutuoso de Braga, pretendemos analisar como se instaura a interação em um texto que objetiva persuadir o leitor por meio da narrativa sobre a vida de um santo, tornando um exemplo a ser seguido. O intuito da Igreja ao solicitar que os religiosos redigissem uma hagiografia era produzir textos para o uso litúrgico, nas missas ou ofícios monásticos; propagar os feitos de um determinado santo, atraindo, assim, ofertas e doações para os Templos e Mosteiros que os tinham como patronos; para leitura privada ou como textos de escola; instruir e edificar os cristãos na fé; divulgar os ensinamentos oficiais da Igreja, etc.Descargas
Referencias
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1977.
BERARDINO, A. di (org.). Dicionário Patrístico e de Antiguidades Cristãs. Petrópolis: Vozes, 2002.
CHAUÍ, M. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Moderna, 1981.
CITELLI, A. Linguagem e persuasão. 2. ed. São Paulo: Ática, série Princípios, 1986.
DUCROT, O.; TODOROV, T. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1977.
ECO, U. A estrutura ausente. São Paulo: Perspectiva, 1971.
MOISÉS, M. Dicionário de Termos Literários. São Paulo: Cultrix, 1978.
Fonte
ANÓNIMO. L avida de San Fructuos de Braga. Estudio y edición crítica de Manuel C. Diaz y Diaz, publicado en Braga, en 1974.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Domínios de Lingu@gem utiliza la licencia Creative Commons (CC) CC BY-NC-ND 4.0, preservando así la integridad de los artículos en un ambiente de acceso abierto. La revista permite al autor conservar los derechos de publicación sin restricciones.