Concepções diferenciadas sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL20-v9n4a2015-6Palavras-chave:
linguagem, trabalho docente, língua portuguesaResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre questões relacionadas ao trabalho docente, em especial, sobre o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Nesse sentido, apresentam-se, primeiramente, considerações a respeito de pesquisas sobre o trabalho docente a partir do viés do interacionismo sociodiscursivo. Em seguida, é construído um quadro histórico a respeito da constituição da disciplina Língua Portuguesa (LP) e da caracterização do professor da área. Por fim, analisa-se a relação existente entre a linguagem e o trabalho docente, expressa em textos introdutórios de manuais didáticos, pertencentes a dois momentos distintos do ensino de LP: um período que vai até a década de 60, marcado por atividades calcadas em bases tradicionais; e o início da década de 80, período agitado por movimentos cruciais que interferiram veementemente no contexto de ensino de português, como o processo de democratização da escola e o surgimento das propostas de reformulação de ensino na área. Com isso, busca-se evidenciar a existência de concepções diferenciadas sobre o trabalho do "professor de português" atreladas a diferentes momentos da história do ensino da disciplina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.