Gêneros digitais e relevância na construção de sentido: resultados interpretativos do chat em comparação com a conversação face a face
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLE-v9n5a2015-8Keywords:
construção de sentido, relevância, conversação face a face, gêneros digitais, chatAbstract
A partir das conclusões de pesquisas como Xavier (2002), Marcuschi (2010) e Araújo (2010) a respeito das qualidades do chat como gênero digital emergente, mostra-se, nesta pesquisa, como a interpretação relevante dos enunciados e, consequentemente, a construção de sentido durante a comunicação são influenciadas por tais propriedades, em comparação com o processo de compreensão durante uma conversação face a face. Sobre a interpretação dos sentidos, além do embasamento na teoria da relevância, de Sperber e Wilson (986/1995), também se consideram as pesquisas em Yus (2008) quanto às alterações da relevância na web. Entre as principais conclusões está que os fatores intervenientes devido à transmutação da conversa cotidiana para a esfera da web tornam o processamento de efeitos contextuais e a avaliação da relevância, um processo altamente complexo, em que os participantes precisam ter habilidade para fazerem associações entre informações de diversos formatos com o fim de atingirem efeitos contextuais e relevância. Isso gera aumento do esforço mental e, consequentemente, diminuição das chances de se chegar à relevância ótima sugerida por Sperber e Wilson.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.