As representações de gramática construídas no discurso de graduandos em Letras: uma experiência com a oficina de Tópicos gramaticais para leitura e produção de textos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL19-v9n3a2015-10Keywords:
representações, tópicos gramaticais, discurso de alunos de curso superior.Abstract
Este trabalho objetiva apresentar e analisar, por meio do gênero textual relato, as representações de gramática acionadas no discurso de alunos de Letras, participantes da oficina de Tópicos Gramaticais para Leitura e Produção de Textos. Para compreender as representações construídas pelos estudantes, a pesquisa se apoiou, teoricamente, nos estudos das representações sociais, conforme perspectiva da Psicologia Social. A fim de demonstrar como as vozes e as modalizações norteavam o discurso dos acadêmicos e iam revelando suas representações, pautou-se na perspectiva sociointeracionista. Fundamentou-se, ainda, nos preceitos da Linguística Textual, no que tange aos mecanismos linguísticos. Como resultado, foi possível apurar que os acadêmicos de Letras representam a gramática como objeto de poder e desejo, já que os relatos revelaram um discurso fundamentado na falha, na dificuldade e na defasagem do aprendizado gramatical. Observou-se, também, a presença de um interdiscurso, notabilizado pela intersecção entre o discurso acadêmico e o da saúde. Este se fez notar, sobretudo, pela metalinguagem da cura, ressaltando a necessidade apresentada pelos acadêmicos de dominarem os preceitos gramaticais, para se "restabelecerem do mal" de não saber gramática.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.