Do conceito de signo ao princípio do valor linguístico: ensaio sobre a dimensão do significado na teoria saussuriana da linguagem

Autores

  • Aline Nardes dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rove Luiza de Oliveira Chishman Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-12

Palavras-chave:

Saussure, Signo linguístico, Valor linguístico, Significado

Resumo

A dimensão do significado, no Curso de Linguística Geral de Ferdinand de Saussure (1916), pode ser delineada por meio da exploração de dois aspectos abordados ao longo da obra: o primeiro está ligado à noção de signo linguístico; o segundo refere-se ao conceito de valor, o qual possui uma dimensão semântica. Este ensaio visa a discutir e inter-relacionar ambos os pontos, verificando as implicações trazidas por essa visão sistemática que consolidou a linguística como ciência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Nardes dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Graduada em Letras Português/Inglês e mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
  • Rove Luiza de Oliveira Chishman, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Possui formação em Letras pela UFRGS (1986), Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada, pela PUC RS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

15.07.2015

Como Citar

DOS SANTOS, Aline Nardes; CHISHMAN, Rove Luiza de Oliveira. Do conceito de signo ao princípio do valor linguístico: ensaio sobre a dimensão do significado na teoria saussuriana da linguagem. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 1, p. 241–252, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28504. Acesso em: 13 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)