Do conceito de signo ao princípio do valor linguístico: ensaio sobre a dimensão do significado na teoria saussuriana da linguagem

Autores

  • Aline Nardes dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rove Luiza de Oliveira Chishman Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-12

Palavras-chave:

Saussure, Signo linguístico, Valor linguístico, Significado

Resumo

A dimensão do significado, no Curso de Linguística Geral de Ferdinand de Saussure (1916), pode ser delineada por meio da exploração de dois aspectos abordados ao longo da obra: o primeiro está ligado à noção de signo linguístico; o segundo refere-se ao conceito de valor, o qual possui uma dimensão semântica. Este ensaio visa a discutir e inter-relacionar ambos os pontos, verificando as implicações trazidas por essa visão sistemática que consolidou a linguística como ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Nardes dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduada em Letras Português/Inglês e mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Rove Luiza de Oliveira Chishman, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui formação em Letras pela UFRGS (1986), Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada, pela PUC RS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

15-07-2015

Como Citar

DOS SANTOS, A. N.; CHISHMAN, R. L. de O. Do conceito de signo ao princípio do valor linguístico: ensaio sobre a dimensão do significado na teoria saussuriana da linguagem. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 241–252, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28504. Acesso em: 17 ago. 2022.