A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa

Authors

  • Sílvia Mônica Moura Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL17-v9n1a2015-4

Keywords:

E-mail, Livro didático, Inglês, Gênero, Influências.

Abstract

Resumo: As interações sociais vêm proporcionando novas formas de comunicação impulsionadas pelas novas tecnologias. Gêneros como o e-mail tem nos proporcionados variações criativas na língua, sobretudo em sua escrita (CRYSTAL, 2006). Considerando o livro didático (LD) como um gênero do discurso, e refletindo sobre essa conjuntura digital que incidem em nossas interações, objetivamos nesse trabalho analisar as atividades de escrita de e-mails em duas coleções didáticas de inglês para o ensino médio, no intuito de verificar nesses gêneros evidências sobre a relação de seus elementos regularizadores como propósitos, estilos, temas, papeis sociais, estrutura composicional e evento deflagrador, ou seja, propõe-se, em linhas gerais, verificar o comportamento do gênero e-mail nas atividades propostas pelos livros, refletindo sobre suas influências. Para dar sustentação a essa pesquisa, fundamentamo-nos nas leituras de Bakhtin (1997[1979]), Miller (2012[1984]), Swales (2004), Bazerman(2009), Devitt (2004), Bunzen (2008), dentre outros. Os resultados das analises evidenciaram que as atividades de escrita do e-mail são influenciadas pelos propósitos comunicativos do livro didático, os quais se regularizam em aspectos linguísticos e temáticos, refletindo sobremaneira nos demais elementos como estilos, papeis sociais, estrutura composicional e outros, dessa maneira, pouco espelhando a natureza sociorretórica do e-mail na vida social.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Sílvia Mônica Moura Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

Estudante do Mestrado Acadêmico em Letras - UFPI

Especialista em Tecnologias Digitais e Novas Educações - IFPI

Published

2015-07-15

How to Cite

LIMA, S. M. M. A produção escrita do gênero e-mail nos livros didáticos de língua inglesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 9, n. 1, p. 49–74, 2015. DOI: 10.14393/DL17-v9n1a2015-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28040. Acesso em: 14 jan. 2025.