O sistema de atitude na seção de apresentação de dois livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-16Keywords:
sistema de atitude, livros didáticos de língua inglesa e de biologia, seção de apresentação.Abstract
Este trabalho visa verificar como a seção de apresentação de dois livros didáticos (LDs) é avaliada com ênfase no sistema de atitude. Para isso, dois LDs de duas áreas do conhecimento, língua inglesa e biologia, foram selecionados: Prime (DIAS; JUCÃ; FARIA, 2010) e Biologia das células (MARTHO; AMABIS, 2009). Este estudo tem como base teórica e metodológica a perspectiva da Análise Crítica de Gênero (MOTTA-ROTH, 2008) associada ao Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). Inicialmente, identificamos os expoentes linguísticos que evidenciam o sistema de atitude, tabulamos os dados, interpretamos e comparamos os dados das análises das duas coleções. Os resultados revelam que o LD de biologia foca em aspectos positivos dessa área de conhecimento, enquanto que o LD de língua inglesa enfatiza "o aluno", apresentando os benefícios do uso desse livro para esse público. Ademais, em ambas as análises das seções de apresentação, notou-se um interesse muito mais econômico do que pedagógico por parte dos autores.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.