Construções de duplo objeto em dois dialetos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-25Keywords:
Sintaxe, Dativos, Construções de Duplo ObjetoAbstract
Nesse artigo, analisamos o fenó‚meno de omissão da preposição em complementos dativos em dois dialetos brasileiros: o da comunidade de Helvécia (BA) e o da Zona da Mata (MG). Partimos da constatação de que a omissão da preposição não é um fenômeno homogêneo nos dois dialetos, pois os contextos em que ocorre não são idênticos. Levantamos, então, a hipótese de que essas diferenças resultam de processos morfossintáticos distintos na derivação dessa estrutura. Defendemos que, em Helvécia, ocorre um processo de atribuição alternativa de caso, de modo semelhante ao fenômeno das construções de duplo objeto do inglês. Na Zona da Mata, por outro lado, ocorre um fenômeno diferente do que há em inglês e em Helvécia. A omissão é condicionada pela adjacé‚ncia da preposição a um elemento que funcione como núcleo D°, o que explica porque o apagamento pode ocorrer independente da posição que o complemento ocupa em relação ao verbo e ao complemento direto e porque não pode ocorrer diante de pronomes indefinidos.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.