Os afixos da beleza e da feiura - uma leitura de Umberto Eco
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL13-v7n1a2013-3Keywords:
Afixos, Beleza, Derivação, Feiura, Morfologia.Abstract
A formação de palavras na língua portuguesa concentra-se principalmente no processo de derivação. Considerando a importância dos afixos para a criação de novas palavras na língua, analisaram-se os prefixos e sufixos formantes de vocábulos de duas noções "beleza" e a "feiura". As noções foram consideradas com base na leitura das obras A história da beleza e A história da feiura de Umberto Eco. Nessas obras, o autor procurou resgatar, a partir da seleção de excertos literários e obras de artes plásticas, como essas noções foram entendidas no decorrer do tempo. Utilizou-se como base para seleção do corpus de análise os textos selecionados por Eco nas duas obras, extraindo-se apenas os adjetivos derivacionais. Após a seleção e coleta dos vocábulos, foi feita a análise dos afixos de ambas as noções, observando suas similitudes e distinções. As principais similitudes encontradas foram: afixos que intensificam o sentido das bases; prefixos que denotam negação; e sufixos utilizados para formação nominal. Como aspectos distintivos observaram-se prefixos com conotação de reinteração e extensão para a noção de beleza, e valores negativos ou ausência de um traço semântico relativo à base, associados à feiura. Quanto aos sufixos, destacaram-se os sufixos com valor de grandeza, similitude, semelhança e superioridade para a beleza; e sufixos com conotação pejorativa, diminutiva e associada à natureza animal, para a noção de feiura. A análise dos afixos da beleza e da feiura permitiu verificar que o processo derivacional não só é responsável pela produtividade como pela criatividade na formação de palavras.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
Authors retain the copyright and waiver the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND 4.0), allowing the sharing of work with authorship recognition and preventing its commercial use.
Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.