O Alegre Canto da Perdiz e identidade nacional moçambicana

um olhar glotopolítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-65

Palavras-chave:

Paulina Chiziane, Colonização, Literatura Moçambicana, Independência, Tradição oral bantu

Resumo

O presente artigo oferece uma discussão sobre o romance O Alegre Canto da Perdiz (2008), da escritora moçambicana Paulina Chiziane, e sua escrita, em um cenário glotopolítico complexo na Moçambique pós independência, onde a busca por uma identidade nacional é imperativa. O artigo lança mão de Melman (1992) e seu conceito de Pai na discussão sobre os sujeitos e suas relações com o colonizador. Por sua vez, a noção de voz em Dolar (2007) nos auxilia na compreensão do uso da voz na tradição oral bantu, presente no romance de Chiziane. A análise da obra revela um fazer literário heterolíngue que quebra os silêncios de uma cultura oprimida.

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Biografia do Autor

  • Giovana de Castro Marchese Rampini, USP

    Doutoranda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).  

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Publicado

27.12.2023

Edição

Seção

Línguas pluricêntricas em seu percurso histórico e na atualidade

Como Citar

RAMPINI, Giovana de Castro Marchese. O Alegre Canto da Perdiz e identidade nacional moçambicana: um olhar glotopolítico. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1765, 2023. DOI: 10.14393/DLv17a2023-65. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/70285. Acesso em: 19 jun. 2025.