O tratamento da variação linguística nos cursos de Pedagogia do Brasil
o que os PPCs têm a dizer?
DOI:
https://doi.org/10.14393/DLv17a2023-37Palavras-chave:
Diversidade linguística, Formação de professores, Grades curricularesResumo
O trabalho com a Língua Portuguesa, no contexto escolar, inicia-se nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com professores cuja formação acadêmica não é obrigatoriamente na área de Letras, o que explica algumas dificuldades que esses profissionais possam vir a ter. Nessa perspectiva, partindo da hipótese de que os cursos de Pedagogia não dispõem de uma grade curricular que vise ao aprofundamento teórico de temas concernentes à língua(gem), objetivou-se, com esta pesquisa, investigar se e como é feito o tratamento da variação linguística em dez desses cursos ofertados por universidades públicas federais e estaduais das cinco regiões brasileiras, utilizando o aporte teórico da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2005) e de autores que versam sobre o contexto histórico do curso de Pedagogia no Brasil. Atinente à metodologia, realizou-se, sob uma abordagem qualitativa, o procedimento técnico da pesquisa documental, concebendo os Projetos Pedagógicos como objeto de estudo. A análise do material foi norteada por um roteiro composto por quatro perguntas, possibilitando auferir que os cursos, em sua maioria, não apresentam disciplinas voltadas à discussão sobre a variação linguística. Portanto, muitos pedagogos, em sua formação inicial, não adquirem os conhecimentos básicos para atender o que recomenda a BNCC a respeito deste tema.
Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BEZERRA, A. S. Contribuições da sociolinguística para a atuação profissional docente: um estudo de caso com discentes de pós-graduação da Universidade Federal Rural da Amazônia. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Linguagem, Cultura e Formação docente) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Tomé-Açu – PA, 2022.
BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora?: sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Decreto Lei nº 1.190, de 04 de abril de 1939. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 03 jan. 2023.
BRASIL. Parecer nº 292, de 14 de novembro de 1962b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12919. Acesso em: 03 jan. 2023.
BRASIL. Decreto Lei n. 3.454, de 24 de julho de 1941. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12919. Acesso em: 03 jan. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP n.1, 15 de maio de 2006. Diário Oficial da União, n.92, seção 1, p. 11-12, 16 de maio 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 11 jan. 2023.
BRZEZINSKI, I. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
CAMACHO, R. G. Da linguística formal à linguística social. São Paulo: Parábola, 2013.
CRUZ, G. B. Da história do Curso de Pedagogia e a formação do pedagogo no Brasil. O Curso de Pedagogia no Brasil na visão de Pedagogos Primordiais. 302f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2008.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. A Pedagogia em Questão: Entrevista com José Carlos Libâneo. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n.1, p. 11-33, 2007. DOI https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.10.1473
MARTINS, M. A.; VIEIRA, S. R.; TAVARES, M. A. Contribuições da sociolinguística brasileira para o ensino de português. In: MARTINS, M. A.; VIEIRA, S. R.; TAVARES, M. A.(org.). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2016. p. 9-35.
SCHEIBE, L. Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 43-62, jan./abr. 2007. DOI https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000100004
SILVA, R. C. P. A sociolinguística e a língua materna. Curitiba: Editora Ibpex, 2009.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Projeto pedagógico de curso: Licenciatura em Pedagogia. 2019. Disponível em: https://www.uemg.br/images/PDFs/PPCs/PPC_Pedagogia_FAE_aprovado_coepe_01.07.2020.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ. Projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. 2019. Disponível em http://www.ueap.edu.br/storage/old_files/Arquivos/Postagens/Atualização%20site%202020/Atualização%20Cursos/Resolução%20423_%20ANEXO%20-%20PPC%20de%20%20Pedagogia%20-%20Projeto%20revisado%20e%20formatado.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Projeto pedagógico de curso: Pedagogia. 2016. Disponível em: https://sistemas.uepb.edu.br/carelatorios/RelatorioPPC?id=18&rl=RelatorioPPC. Acesso em: 28 jan. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Projeto pedagógico do curso de Pedagogia. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/CURRICULO%202019.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto pedagógico do curso de pedagogia, Licenciatura. 2019. Disponível em: http://www.uems.br/assets/uploads/cursos/1b71662454aed5e8895e56cb584a45f5/projeto_pedagogico/2_1b71662454aed5e8895e56cb584a45f5_2021-06-07_17-36-31.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto político pedagógico do curso de Pedagogia – diurno. 2018. Disponível em: http://www.fe.unb.br/images/Graduacao/Presencial/docs/PPP_PEDAGOGIA_DIURNO_05_07_2018_versao_final.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia da faculdade de Educação da UFBA. 2012. Disponível em: https://faced.ufba.br/sites/faced.ufba.br/files/curriculo_do_curso_de_licenciatura_em_pedagogia.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. Projeto político pedagógico do curso de Pedagogia. 2012. Disponível em: https://ded.unir.br/uploads/04155632/Pedagogia%20Presencial%20-%20atualizacao/PROJETO_POLITICO_PEDAGOGICO_DO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_416552329.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Projeto pedagógico de curso: curso de Licenciatura em Pedagogia. 2015. Disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/08/PPC-atualizado-2014-2015.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto pedagógico de curso: Licenciatura em Pedagogia. 2018. Disponível em: https://www.ufrgs.br/pedagogia/wp-content/uploads/2019/03/PPC__Curso_PEDAGOGIA_FACED_2018_VERSAO-2019-1.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
VARGAS, D. A pesquisa em sociolinguística educacional na formação de professoras pesquisadoras em um curso de pedagogia a distância: considerações iniciais. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, junho/2015.
WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Douglas Afonso dos Santos, Silvia Helena de Freitas Ruiz, Joyce Elaine de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.