As fontes gramaticais e a divisão de conteúdos da De Institutione Grammatica Libri Tres (1572) de Manuel Álvares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL50-v16n2a2022-2

Palavras-chave:

Historiografia da Linguística, Gramaticografia, Língua Latina, Humanismo renascentista, Linguística Missionária

Resumo

No presente artigo, fruto de pesquisa desenvolvida no grupo de pesquisas Filologia, línguas clássicas e línguas formadoras da cultura nacional (FILIC/CNPq/UFF), no campo da Historiografia da Linguística, mais especificamente no campo da História da Gramática, ou Gramaticografia, investigamos a obra De Institutione Grammatica Libri Tres (1572) de Pe. Manuel Álvares, SJ (1526-1583). Iniciamos nosso texto com a contextualização da obra gramatical e analisamos as fontes gramaticais antigas utilizadas pelo humanista português. Na segunda parte de nosso estudo, apresentamos a divisão de conteúdos da gramática de Álvares, descrevendo o sumário da obra quinhentista, que teve grande impacto no pensamento linguístico do mundo europeu e da América portuguesa, entre os séculos XVI e XVIII. A obra é de interesse para a Historiografia da Linguística no Brasil. A sequência de conteúdos gramaticais encontrada teve continuidade em textos modernos que descrevem a língua latina, sendo ainda a obra influente, indiretamente, na tradição gramatical ocidental.

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Biografia do Autor

Leonardo Kaltner, UFF

Doutor em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF.

Janaina Fernanda de Oliveira Lopes, UFF

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

05.08.2021

Como Citar

KALTNER, L.; LOPES, J. F. de O. As fontes gramaticais e a divisão de conteúdos da De Institutione Grammatica Libri Tres (1572) de Manuel Álvares. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 384–409, 2021. DOI: 10.14393/DL50-v16n2a2022-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/61716. Acesso em: 26 jul. 2024.