Efeitos do abaixamento na frequência do terceiro formante na pronúncia aproximante do /r/ em coda sobre a percepção social de falantes em São Bernardo do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL51-v16n3a2022-2

Palavras-chave:

/r/ em coda, /r/ retroflexo, Percepção sociolinguística, Matched-guise, Terceiro formante

Resumo

Este estudo apresenta evidências de que diferenças graduais na frequência do terceiro formante da pronúncia aproximante do /r/ em coda podem provocar diferenças igualmente graduais no modo como falantes são socialmente avaliados em São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo. Conduziu-se um experimento de percepção sociolinguística, elaborado de acordo com a técnica matched-guise (LAMBERT et al., 1960), com 58 residentes do município, que foram solicitados a escutar uma gravação da fala de uma pessoa lendo uma frase e, em seguida, responder a um questionário acerca do falante. Os estímulos auditivos diferiam unicamente nas ocorrências do /r/ em coda, cada um apresentando apenas um de três graus de abaixamento do terceiro formante. Os resultados indicam correlação entre o grau de abaixamento e a maneira como os falantes foram avaliados. A queda na frequência do terceiro formante se correlacionou com o crescimento na taxa das respostas que avaliaram os falantes como tendo mais sotaque e sendo residentes de São Bernardo do Campo. Esse resultado sugere que significados sociais de formas linguísticas podem variar gradativamente quando veiculados por variáveis fonéticas graduais.

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Biografia do Autor

Gustavo de Campos Pinheiro da Silveira, UNICAMP

Mestrando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

17.06.2022

Como Citar

SILVEIRA, G. de C. P. da . Efeitos do abaixamento na frequência do terceiro formante na pronúncia aproximante do /r/ em coda sobre a percepção social de falantes em São Bernardo do Campo. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 928–952, 2022. DOI: 10.14393/DL51-v16n3a2022-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/59761. Acesso em: 21 nov. 2024.