Os nanopassos da mudança construcional

um estudo da gradualidade intracontextual na trajetória da microconstrução marcadora discursiva calma aí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL48-v15n4a2021-6

Palavras-chave:

Construção, Mudança Construcional, Marcador Discursivo, Nanopassos, Gradualidade Intracontextual

Resumo

O principal objetivo do presente artigo é apresentar e aplicar a proposta de análise dos nanopassos (ROSA, 2019), isto é, alterações graduais, de forma ou conteúdo, ocorridas num mesmo contexto de mudança construcional. Para esse fim, o objeto de estudo selecionado é a microconstrução marcadora discursiva refreador-argumentativa calma aí. Inserido no âmbito da Línguística Cognitivo-Funcional ou Linguística Funcional Centrada no Uso, tal tratamento tem como bases teóricas fundamentais a abordagem construcionalista (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013) e os princípios dos contextos de mudança linguística (DIEWALD, 2002, 2006; DIEWALD; SMIRNOVA, 2012). Por se tratar de um recorte de pesquisa pancrônica mais abrangente, este trabalho contém dados coletados no Diário do Congresso Nacional, com publicações dos séculos XX e XXI. Constata-se que as análises por meio do exame dos nanopassos proporcionam verificação mais acurada de processos, como metonimização e metaforização, que resultam em mudança construcional. Além disso, é possível flagrar de modo mais preciso as características da forma (sintática, morfológica e fonológica) e do conteúdo (semântico, pragmático e discursivo) da construção em cada estágio de mudança.

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Biografia do Autor

Flávia Saboya da Luz Rosa, UFF

Doutora em Estudos de Linguagem (UFF).

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

ROSA, F. S. da L. Os nanopassos da mudança construcional: um estudo da gradualidade intracontextual na trajetória da microconstrução marcadora discursiva calma aí. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1059–1089, 2021. DOI: 10.14393/DL48-v15n4a2021-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/58718. Acesso em: 10 ago. 2022.