Análise do discurso de dois dicionários bilíngues português – espanhol à luz da Linguística Sistêmico Funcional e da Análise Crítica do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL42-v14n2a2020-11Palavras-chave:
Análise de dicionários, Linguística sistêmico-funcional, Análise crítica do discurso, Dicionário bilíngue português-espanholResumo
Os dicionários, antes de oferecer significados, têm seu próprio significado. O objetivo deste estudo foi testar a aplicação da teoria Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) aliada a Análise Crítica do Discurso (ACD) na análise do discurso de dois dicionários bilíngues português–espanhol/espanhol–português usados em escolas de ensino fundamental e médio em uma região do Brasil. Para tanto, observou-se os elementos textuais dos dicionários e aplicou-se um modelo de análise baseado nas três variáveis do discurso (campo, relação e modo) no contexto de situação. Espera-se com isso avaliar a pertinência dos modelos teóricos usados na análise e oferecer uma visão discursiva, nem por isso menos lexical sobre dicionários usados para o ensino de língua estrangeira.
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