A figuração do agir em relatórios de estágio

linguagem, escrita e ação no contexto da formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL43-v14n3a2020-8

Palavras-chave:

Figuração do agir, Figuras de ação, Relatórios de estágio, Formação de professores, Estágio

Resumo

Neste artigo, na área da Linguística Aplicada, nos propomos a analisar, baseados nos fundamentos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008, 2009), como professores em formação inicial representam discursivamente, em relatórios de estágio, o seu agir nas atividades de regência e como o processo de figuração do agir, mediado, nesse caso, pela escrita, contribui para a formação e para o desenvolvimento profissional de professores. Para isso, analisamos as figuras de ação (BULEA, 2010) que três duplas de estagiários do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará mobilizaram para representarem, em relatórios de estágio, o seu agir nas atividades de ensino. A partir da segmentação de fragmentos por critérios temáticos e enunciativo-discursivos, identificamos as ocorrências de figuras de ação nos três relatórios. Em nossa análise, constatamos a predominância da figura de ação acontecimento passado, que, mobilizada em segmentos de relativo interativo, apresentam uma apreensão retrospectiva do agir compreendido em sua singularidade. A quase totalidade dessa figura nos relatórios analisados nos indica que os estagiários estavam mais interessados em relatar as condutas desenvolvidas em sala de aula, sem, contudo, analisarem, por exemplo, a validade e a produtividade dos procedimentos relatados.

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Publicado

21.05.2020

Como Citar

GURGEL, M. C. A figuração do agir em relatórios de estágio: linguagem, escrita e ação no contexto da formação inicial de professores. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 14, n. 3, p. 908–946, 2020. DOI: 10.14393/DL43-v14n3a2020-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/47678. Acesso em: 5 nov. 2024.