Análise da influência do propósito da leitura e da experiência em tarefas de resumo e tradução

um estudo exploratório-experimental

Autores

  • Claudia Marchese Winfield
  • Norma Barbosa de Lima Fonseca UFOP
  • Lêda Maria Braga Tomitch UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL38-v13n2a2019-11

Palavras-chave:

Tradução, Propósito de leitura, Experiência em tradução, Avaliação da qualidade

Resumo

Este artigo analisa a influência do propósito de leitura e da experiência em tradução na interface dos processos de leitura e tradução.  Como essa interface ainda não foi totalmente explorada, propomos este estudo exploratório-experimental para analisar a influência do propósito leitura e da experiência em tradução em tarefas de produção de resumo e de tradução no par linguístico inglês-português. Embora a amostra de participantes deste estudo seja pequena e não tenha sido possível confirmar a significância dos resultados com testes estatísticos, os resultados encontrados parecem corroborar a hipótese de que os textos-alvo traduzidos pelos tradutores profissionais são mais bem avaliados que os textos-alvo traduzidos pelos graduandos. Entretanto, os textos resumidos pelos estudantes foram mais bem avaliados do que aqueles resumidos pelos tradutores profissionais, o que não confirma outra hipótese deste estudo. Os resultados também parecem confirmar as hipóteses de que os tradutores profissionais executam tarefas de produção de resumo e de tradução mais rápido que graduandos em língua inglesa. Desse modo, além da experiência em tradução e do propósito de leitura poder influenciar a qualidade dos textos resumidos e traduzidos e o tempo de execução das tarefas, a prática recorrente de produção de resumos pode influenciar a qualidade dos resumos produzidos.

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Publicado

09-07-2019

Como Citar

WINFIELD, C. M.; FONSECA, N. B. de L.; TOMITCH, L. M. B. Análise da influência do propósito da leitura e da experiência em tarefas de resumo e tradução: um estudo exploratório-experimental. Domínios de Lingu@gem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 712–742, 2019. DOI: 10.14393/DL38-v13n2a2019-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/45230. Acesso em: 28 maio. 2022.