Uma proposta de taxonomia de dicionários monolíngues para aprendizes brasileiros de FLE

Autores

  • Cíntia Voos Kaspary Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-8

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, Lexicografia, Taxonomia, Dicionários Monolíngues de francês para aprendizes de FLE

Resumo

No cenário do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil, os dicionários são considerados como um material didático de apoio no desenvolvimento das práticas de ensino. Neste artigo, o objetivo é apresentar uma proposta de taxonomia dos dicionários monolíngues disponíveis para aprendizes de FLE. Esse enquadramento é um fator importante de auxílio aos aprendizes na análise e na escolha de obras lexicográficas que possam contribuir no desenvolvimento de suas atividades linguísticas. Para essa finalidade, foi elaborada uma taxonomia com base em critérios funcionais e linguísticos, que pudesse focalizar essa categoria de dicionários. Quer-se nessa proposição ofertar uma ferramenta que possa auxiliar alunos e profissionais de ensino a realizar uma escolha mais criteriosa de um dicionário mais adequado às suas necessidades de uso.  

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Biografia do Autor

Cíntia Voos Kaspary, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras UFRGS

Área de concentração: Estudos da Linguagem

Especialidade: Lexicografia, Terminologia e Tradução

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Publicado

19.01.2019

Como Citar

KASPARY, C. V. Uma proposta de taxonomia de dicionários monolíngues para aprendizes brasileiros de FLE. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2102–2128, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41579. Acesso em: 26 jul. 2024.