A semântica cognitiva como ferramenta de otimização das definições tipo whole-sentence

Autores

  • Larissa Moreira Brangel Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-18

Palavras-chave:

Lexicografia Pedagógica, Definição Lexicográfica, Semântica Cognitiva

Resumo

O presente artigo discute possíveis contribuições da semântica cognitiva para a otimização de definições lexicográficas do tipo whole-sentence. Nos últimos anos, as whole-sentence definitions têm ganhado reconhecimento nas obras lexicográficas pedagógicas em razão de sua maneira diferenciada de explicar o significado das palavras para o consulente. Apesar de apresentar uma notória aproximação com os postulados da semântica cognitiva, muito pouco se tem teorizado sobre esse tipo de definição, de modo que a sua elaboração ainda é feita de maneira bastante intuitiva pelos lexicógrafos. Desta forma, com o intuito de fornecer subsídios de base teórica para o aprimoramento das definições whole-sentence, o presente artigo discute pontos de contato entre as whole-sentence definitions e a semântica cognitiva, estreitando, assim, as relações entre a teoria semântica e a prática lexicográfica. Além disso, o artigo também apresenta uma proposta prática de aplicação da semântica cognitiva na elaboração das definições whole-sentence, tomando como base os princípios da semântica de frames e a base de dados da FrameNet.

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Biografia do Autor

Larissa Moreira Brangel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Área de concentração: Estudos da Linguagem. Especialidade: Teoria Linguísticas do Léxico

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Publicado

19.01.2019

Como Citar

BRANGEL, L. M. A semântica cognitiva como ferramenta de otimização das definições tipo whole-sentence. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2411–2439, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-18. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41576. Acesso em: 19 nov. 2024.