Lexicografia Pedagógica

uma proposição prática exemplificada

Autores

  • Maria da Graça Krieger UNISINOS
  • Alexandra Feldekircher Müller Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-3

Palavras-chave:

Dicionário escolar, Lexicografia Pedagógica, Exercícios, Atividades didáticas

Resumo

A Lexicografia Pedagógica (LP) é motivada pela compreensão do importante papel didático que os dicionários podem desempenhar no ensino/aprendizagem das línguas. Um dos objetivos da Lexicografia Pedagógica consiste, portanto, em evidenciar a produtividade do dicionário em diferentes situações de aprendizado não só de língua estrangeira, mas também da língua materna. Neste artigo, salienta-se a importância das relações entre níveis e/ou projetos de ensino e a proposta lexicográfica que rege a organização estrutural de dicionários escolares de língua materna. Estudos de LP constatam a carência de formação em lexicografia dos professores no Brasil. Isso explica o desconhecimento da estrutura e do potencial de lições sobre a língua e a linguagem que os dicionários oferecem. Consequentemente, evidencia-se o pouco aproveitamento dos dicionários nas práticas pedagógicas de língua materna. No entanto, percebe-se que os princípios da LP vem produzindo impactos positivos sobre a produção editorial da lexicografia escolar brasileira. Nesse contexto, este texto tem por objetivo apresentar resultados de um trabalho prático, publicado sob a forma de Caderno de Exercícios (KRIEGER e MÜLLER, 2017). Dois eixos pautam a organização dos Cadernos: 1) Para conhecer e consultar o dicionário e 2) Para aproveitar o dicionário. Todo o material compreende um conjunto de 90 exercícios que podem auxiliar os professores em diversas atividades didáticas com o uso de dicionários.

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Biografia do Autor

Maria da Graça Krieger, UNISINOS

Doutora - USP.

Alexandra Feldekircher Müller, Unisinos

Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduça

Referências

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KRIEGER, M. G.; MÜLLER, A. F. Caderno de Exercícios. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.

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Publicado

19.01.2019

Como Citar

KRIEGER, M. da G.; MÜLLER, A. F. Lexicografia Pedagógica: uma proposição prática exemplificada. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 1950–1972, 2019. DOI: 10.14393/DL36-v12n4a2018-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41574. Acesso em: 27 jul. 2024.