Lexicografia Pedagógica
uma proposição prática exemplificada
DOI:
https://doi.org/10.14393/DL36-v12n4a2018-3Palavras-chave:
Dicionário escolar, Lexicografia Pedagógica, Exercícios, Atividades didáticasResumo
A Lexicografia Pedagógica (LP) é motivada pela compreensão do importante papel didático que os dicionários podem desempenhar no ensino/aprendizagem das línguas. Um dos objetivos da Lexicografia Pedagógica consiste, portanto, em evidenciar a produtividade do dicionário em diferentes situações de aprendizado não só de língua estrangeira, mas também da língua materna. Neste artigo, salienta-se a importância das relações entre níveis e/ou projetos de ensino e a proposta lexicográfica que rege a organização estrutural de dicionários escolares de língua materna. Estudos de LP constatam a carência de formação em lexicografia dos professores no Brasil. Isso explica o desconhecimento da estrutura e do potencial de lições sobre a língua e a linguagem que os dicionários oferecem. Consequentemente, evidencia-se o pouco aproveitamento dos dicionários nas práticas pedagógicas de língua materna. No entanto, percebe-se que os princípios da LP vem produzindo impactos positivos sobre a produção editorial da lexicografia escolar brasileira. Nesse contexto, este texto tem por objetivo apresentar resultados de um trabalho prático, publicado sob a forma de Caderno de Exercícios (KRIEGER e MÜLLER, 2017). Dois eixos pautam a organização dos Cadernos: 1) Para conhecer e consultar o dicionário e 2) Para aproveitar o dicionário. Todo o material compreende um conjunto de 90 exercícios que podem auxiliar os professores em diversas atividades didáticas com o uso de dicionários.
Downloads
Métricas
Referências
AZORÍN FERNANDES, D. La investigación sobre el uso del diccionario en el ámbito escolar. In: ISQUERDO, A. N.; ALVES, I. M. (orgs). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia, vol. 3. Campo Grande; São Paulo: Editora UFMS; Humanitas, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula / [elaboração Egon Rangel]. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2012.
DAMIM, C. P. Parâmetros para avaliação do dicionário escolar. Porto Alegre, UFRGS, 2005. (Dissertação de Mestrado).
DURAN, M. S.; XATARA, C. M. Lexicografia Pedagógica: atores e interfaces. Delta: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 212-222, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000200002
KRIEGER, M. G. Dicionário em sala de aula: guia de estudos e exercícios. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.
KRIEGER, M. G.; MÜLLER, A. F. Caderno de Exercícios. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato; os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas; o artigo não pode ser usado para fins comerciais; caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, o mesmo não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.