Etapas da terminologia como uma proposta de ensino e aprendizagem nas aulas de inglês instrumental

Autores

  • Gyzely Suely Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL39-v13n3a2019-3

Palavras-chave:

Data-driven Learning, Teoria Comunicativa da Terminologia, Linguística de Corpus, Inglês Instrumental

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre a experiência de desenvolvimento das etapas iniciais da Terminologia como uma metodologia da Linguística de Corpus no ensino e na aprendizagem de língua inglesa na perspectiva do Data-driven Learning (DDL). Apresentamos as perspectivas teórica e prática no uso do DDL (JOHNS, 1991) para o ensino e aprendizagem de inglês, partindo dos princípios da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) (ALMEIDA, 2006) e da Linguística de Corpus (BERBER-SARDINHA, 2004; SCOTT, 2012; TEI-XEIRA, 2008) como uma abordagem teórica. A descrição de uso prático do DDL nas aulas de inglês inicia-se com a experiência vivida com um grupo de estudantes de um curso superior de Tecnologia em Logística, sugerindo desdobramentos para a continuidade da proposta como uma forma de criar a opor-tunidade nas aulas de Inglês Instrumen-tal para os alunos aprenderem inglês por meio de um corpus de textos autênticos.

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Biografia do Autor

Gyzely Suely Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Doutora em Estudos Linguisticos na área de Linguística Aplicada

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Publicado

07.10.2019

Como Citar

LIMA, G. S. Etapas da terminologia como uma proposta de ensino e aprendizagem nas aulas de inglês instrumental . Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 3, p. 869–899, 2019. DOI: 10.14393/DL39-v13n3a2019-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41569. Acesso em: 26 jul. 2024.