Etapas da terminologia como uma proposta de ensino e aprendizagem nas aulas de inglês instrumental

Autores

  • Gyzely Suely Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL39-v13n3a2019-3

Palavras-chave:

Data-driven Learning, Teoria Comunicativa da Terminologia, Linguística de Corpus, Inglês Instrumental

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre a experiência de desenvolvimento das etapas iniciais da Terminologia como uma metodologia da Linguística de Corpus no ensino e na aprendizagem de língua inglesa na perspectiva do Data-driven Learning (DDL). Apresentamos as perspectivas teórica e prática no uso do DDL (JOHNS, 1991) para o ensino e aprendizagem de inglês, partindo dos princípios da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) (ALMEIDA, 2006) e da Linguística de Corpus (BERBER-SARDINHA, 2004; SCOTT, 2012; TEI-XEIRA, 2008) como uma abordagem teórica. A descrição de uso prático do DDL nas aulas de inglês inicia-se com a experiência vivida com um grupo de estudantes de um curso superior de Tecnologia em Logística, sugerindo desdobramentos para a continuidade da proposta como uma forma de criar a opor-tunidade nas aulas de Inglês Instrumen-tal para os alunos aprenderem inglês por meio de um corpus de textos autênticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gyzely Suely Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Doutora em Estudos Linguisticos na área de Linguística Aplicada

Referências

DE BARCELLOS ALMEIDA, G. M. A Teoria Comunicativa da Terminologia e a sua prática. Alfa: revista de Linguística. São Paulo, v. 50, n. 2. 2006.

ANTHONY, L. AntConc (Version 3.4. 3) [Computer Software]. Tokyo, Japan: Waseda University. 2014.

ANTHONY, L. AntConc 3.4.3. Tokyo: Waseda University, 2014. Disponível em: http://www.laurenceanthony.net/software/antconc/. Acesso em: 21 fev. 2015.

DORNELLES, M. S. Bases teórico-metodológicas para elaboração de um glossário bilíngue (Português-Inglês) de Treinamento de Força: subsídios para o tradutor. Porto Alegre, 2015. 365 p. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-graduação em Letras — PPG-UFGRS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. DOI https://doi.org/10.29289/259453942018v28s1059

FADANELLI, S. B.; FINATTO, M. J. B. A arquitetura de um glossário terminológico Inglês-Português na área de Eletrotécnica. Linguamática. v. 7, n. 1, p. 67–71, 2015.

FROMM, G. Elaboração de um verbete bilíngue na área de aquisição da linguagem. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓIS, M. L. de S (org.). Viabilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes, 2014.

FROMM, G. VoTec: página de terminologia para tradutores. Estudos Linguísticos. São Paulo, v. 38, n. 1, p. 183-199, 2009.

JOHNS, T. F. Should you be persuaded: two samples of data-driven learning materials. In: JOHNS, T. F.; KING, P. (org.). Classroom Concordancing. Birmingham: ELR Journal, v. 4, p. 1-16, 1991.

KRIEGER, M. da G.; FINATTO, M. J. B. Introdução à Terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.

MA, K. C. Small-corpora concordancing in ESL teaching and learning. Hong Kong Papers in Linguistics and Language Teaching. v. 16, p. 11-30, 1993.

PEIXOTO, L. M.; BRITO, L. F. A. Procedimentos para compilação de um corpus composto por legendas e construção de uma ferramenta de corpus on-line: o Corpus of English Language Videos. Domínios da linguagem. Uberlândia, v. 9, n. 3, p. 275- 299, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/dl19-v9n3a2015-15

SARDINHA, T. B. Linguística de corpus. Barueri, SP: Manole, 2004.

SCOTT, M. WordSmith tools version 5. Liverpool: Lexical Analysis Software. Oxford: Oxford University Press, v.122, 2008

SMITH, S. Corpora in the classroom: data-driven learning for Freshman English. Disponível em: http://www3.nccu.edu.tw/~smithsgj/Corpora%20in%20the%20classroom.pdf. Acesso em: 12 fev. 2015.

SMITH, S. et al. Corpora for SLA: using Sketch Engineto learn Chinese and English. In: Proceedings 2007 Conference and Workshop on TEFL and Applied Linguistics. Taoyuan, p. 430-436, 2007.

VIANA, V.; TAGNIN, S. E. O. (org.). Corpora no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo, SP: HUB Editorial, 2011.

Downloads

Publicado

07.10.2019

Como Citar

LIMA, G. S. Etapas da terminologia como uma proposta de ensino e aprendizagem nas aulas de inglês instrumental . Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 13, n. 3, p. 869–899, 2019. DOI: 10.14393/DL39-v13n3a2019-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/41569. Acesso em: 21 nov. 2024.